Como limpar a orelha do cachorro: passo a passo

Como limpar a orelha do cachorro: passo a passo

A limpeza das orelhas dos cachorros deve fazer parte do processo de higiene na hora do banho. O ideal, é que os donos realizem…

Por Editorial MDT em 23/09/2013

A limpeza das orelhas dos cachorros deve fazer parte do processo de higiene na hora do banho. O ideal, é que os donos realizem a limpeza semanalmente, dando maior atenção aos cachorros com orelhas grandes e caídas. Saiba como limpar a orelha do cachorro: passo a passo.

As orelhas dos cães devem ser higienizadas semanalmente para prevenir problemas futuros. (Foto: divulgação)

Aprenda a realizar a limpeza das orelhas dos cães

As orelhas dos cães são órgãos sensíveis e devem ser mantidas limpas para evitar doenças futuras. Dessa forma, os donos devem saber como limpá-las de maneira adequada. Conheça o passo a passo de como limpar as orelhas do cachorro.

  • Separando o material que vai ser utilizado – o dono precisará de cotonete, algodão e ceruminolítico (loção específica para a limpeza do ouvido dos cães), podendo ser encontrado em pet shops. Esse medicamento tem como função principal a diluição do cerúmen do ouvido para facilitar a limpeza.
  • Ante da iniciar a limpeza, a avalie a orelha do cão – caso o dono perceba que, durante a avaliação, existe muita cera na orelha do cão ou ela está apresentando um odor muito forte, é importante levar o animal para a avaliação do médico veterinário.

    O animal de estimação necessita de cuidados especiais. (Foto: divulgação)

  • Realizando a limpeza da orelha do cão – a limpeza da orelha do cão deve ser iniciada através da colocação do ceruminolítico de pequena quantidade e, logo após, passar o cotonete com delicadeza.
  • Limpando a parte externa da orelha do cachorro – após a limpeza da parte interna da orelha, o dono deve realizar a limpeza da parte externa. Para isso, basta passar um algodão molhado com ceruminolítico também na região externa. Durante a limpeza, deve-se segurar a orelha do animal dobrada e limpá-la com o dedo tomando cuidado para não pressionar e não machucar.

Após a limpeza das orelhas dos cães, o dono deve observar a cor e a espessura da parte externa da orelha, sendo que ela deve estar fina e rosada. Caso a orelha esteja apresentando coloração avermelhada e espessa associada a crostas que se soltam facilmente, é necessário levar o animal ao veterinário, pois essas alterações podem ser uma infecção ou uma alergia.

Diante de alterações suspeitas nas orelhas, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Ter uma animal de estimação requer diversos cuidados, entre eles, uma higiene adequada. Os cães devem ter suas orelhas limpas semanalmente, uma forma de prevenir doenças. Após conhecer o passo a passo de como limpar as orelhas dos cães e saber reconhecer os sinais e sintomas de algum problema patológico, é importante seguir as dicas e buscar a orientação de um especialista, quando necessário.

Top