Paulo Lima 24/03/2012 Bem Estar

O gato sempre foi conhecido por ser um animal independente e desconfiado. No entanto, diferente do que muitos acreditam, ele pode se apegar extremamente ao dono e como qualquer outro bichinho de estimação, pode também adquirir maus costumes e se tornar carente de afeto.

Saiba como lidar com seu gatinho de estimação

Se você  não compreende os miados constantes e a causa do mau comportamento de seu amiguinho, a saída é se informar para entender o porquê dele estar agindo desta maneira, a fim de melhorar a convivência entre você e o animal. Veja como lidar com gatos agitados:

O que causa agitação

Na maioria das vezes é a carência: quando o gato está agitado ou ansioso ele clama por atenção a todo o momento e não importa se é dia ou noite – ele sempre lhe surpreende fazendo de tudo para ser acariciado ou para conseguir o que deseja.

Muitas vezes ele pode interromper o que o dono está fazendo, se intrometendo entre a pessoa e suas obrigações diárias de modo a pedir sempre por mais. Ainda existem gatos que miam de madrugada por encontrarem uma porta fechada, ou simplesmente cismam com pequenas coisas como a vasilha de ração ou água cheias pela metade,  por mais que você as tenha trocado a pouco tempo.

Saiba o que causa a agitação a fim de cortar o problema pela raíz

Como lidar

Se você se encontra nesta situação com o seu bichano, saiba como reverter o problema da melhor forma possível, para garantir a satisfação do seu gato como também assegurar a sua tranquilidade e sossego.

A Cat Chow dá algumas dicas interessantes sobre como lidar com gatos agitados: para os que miam durante toda a madrugada ao encontrar a porta do quarto fechada, você pode utilizar um aspirador de pó e apenas fazer um rápido barulho para espantar o gatinho – em apenas três dias ele assimilará que este comportamento é errado. Outra coisa que você pode fazer é usar um spray de água espirrando algumas gotas quando seu comportamento estiver equivocado.

A educação é o passo primordial que você deve oferecer ao animal antes de repreendê-lo

É importante lembrar de sempre recompensar o seu bichinho com carinho quando se portar bem  e permita que ele gaste energia a vontade correndo ou brincando pela casa – assim ele ficará cansado a noite e dormirá, não interrompendo o seu sono. Acima de tudo, é válido ressaltar que o animal de estimação também precisa ser educado pois desta forma você e ele poderão ter uma convivência feliz e saudável por muito mais tempo.

Outros artigos

Tapetes Para Carros Cromados

26/02/2010

Tapetes Para Carros Cromados

Se você está procurando por tapetes para carros então certamente vai gostar das nossas dicas, aqui vamos indicar algumas lojas em que fabricam os mesmos de manei...

Saiba como ganhar dinheiro com o facebook

22/09/2011

Saiba como ganhar dinheiro com o facebook

Já se foi o tempo que a internet servia apenas para mandar e-mails ou ter acesso àquele site interessante. Hoje em dia, as redes sociais dominam todo o território vi...