As substâncias mais usadas nos cosméticos

  Durante todo o dia fazemos uso de produtos de beleza que vão desde um simples sabonete facial, até mesmo uma base. Para você…

Por Editorial MDT em 23/04/2012

Conheça as substâncias mais usadas nos cosméticos.

 

Durante todo o dia fazemos uso de produtos de beleza que vão desde um simples sabonete facial, até mesmo uma base. Para você conhecer mais sobre esses cosméticos que fazem parte da nossa rotina, separamos alguns exemplos das substâncias mais utilizadas para produzi-los.

Substâncias mais utilizadas

  • Corretor de pH

O pH de um cosmético indica se ele é uma solução ácida, neutra ou alcalina. É comum, entre os produtos de beleza, possuírem o corretor de pH. Ele colabora no ajuste dos valores de pH do produto, com o local que onde será realizado a aplicação, por exemplo a pele.

  • Ceramidas

As ceramidas são um tipo de gordura, que proporciona maciez aos cabelos. Além disso, ajuda a manter as cutículas dos fios capilares fechadas, colaborando com a sua hidratação. Ela também é utilizada para a manutenção de uma pele saudável, por auxiliar na hidratação da pele.

  • Karité

O karité é um óleo vegetal, o qual é retirado de um fruto. Ele possui um poderoso umectante que ajuda no tratamento de cabelos ressecados e, ainda colabora no controle dos fios arrepiados.

  • Emoliente

Essa substância é responsável em formar uma massa homogênea de cremes e xampus. Além disso, ele colabora com o amolecimento e suavização da camada superficial da pele, diminuindo o ressecamento.

Os cosméticos fazem parte da nossa rotina.

  • Conservante

É uma substância presente em todos os produtos e tem a capacidade de controlar e impedir a ação de bactérias. Dessa forma, ele garante que o produto não ultrapasse seu prazo de validade.

  • Colágeno

O colágeno é responsável em dar firmeza a pele, assim como colabora na manutenção do cabelo hidratado. Isso se deve a uma quantidade de água que ele contém, o que auxilia na umidificação dos fios, deixando-os com aspecto de maciez.

  • Umectante

Essa substância ajuda o cosmético a manter uma aparência uniforme, auxiliando na atração de água para pele e os cabelos.

  • Silicone

O silicone forma uma película protetora ao redor dos fios, colaborando na proteção contra agentes agressores. Assim, ajuda a dar brilho deixando os cabelos mais sedosos e bem tratados. Sua utilidade em cremes corporais é devido a sua ação lubrificante, deixando um toque sedoso ao corpo.

  • Antioxidante

Ele evita a degradação da fórmula cosmética, impedindo que ela seja inutilizada. Além disso, ajuda no combate do envelhecimento precoce da pele, por possuir ação contra os radicais livres.

A composição do produto de beleza justifica sua qualidade.

Os cosméticos fazem parte da vida humana, independente do seu sexo. Porém, nem sempre conhecemos a origem e o significado das substâncias que os compõem. Após conhecer alguns exemplos dos conteúdos mais comuns entre os produtos de beleza, torna-se mais fácil realizar a melhor escolha entre eles. Agora é só aguardar o resultado.

Top