Moda para mudar a cor dos olhos pode cegar

Moda para mudar a cor dos olhos pode cegar, de acordo com alertas divulgados por autoridades da área de oftalmologia em vários países, na…

Por Andre em 01/07/2015

Moda para mudar a cor dos olhos pode cegar, de acordo com alertas divulgados por autoridades da área de oftalmologia em vários países, na tentativa de diminuir o número de pessoas que têm apostado nessa novidade.

Moda para mudar a cor dos olhos pode cegar (Foto Ilustrativa)

Nos últimos meses, duas técnicas de mudança da cor dos olhos têm ganhado destaque internacional, chamando a atenção de quem não mede esforços para ganhar uma nova aparência. Uma delas é o implante ocular, que consiste em colocar uma lente de silicone embaixo da íris, para exibir uma cor diferente no olho.

A outra técnica tem como base o uso de um laser, que retira da íris a melanina, substância que dá a tonalidade mais escura aos olhos, fazendo assim com que a pessoa fique com os olhos azuis, devido à íris despigmentada.

Técnica que transforma o olho castanho em azul

Moda para mudar a cor dos olhos pode cegar

A técnica de implantar uma lente de silicone atrás da córnea e na frente da íris é proibida em vários países (Foto Ilustrativa)

O problema é que essas cirurgias para mudar a cor dos olhos, cada vez mais populares em vários lugares do mundo, podem levar a uma série de doenças, como catarata, opacidade da córnea, aumento da pressão intraocular e glaucoma, entre outras, além de até mesmo causar a cegueira definitiva.

Esses alertas já foram dados pela Academia Brasileira de Oftalmologia (ABO), Academia Americana de Oftalmologia (AAO), Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO) e Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), afirmando que tais procedimentos estéticos são extremamente perigosos para a saúde.

A retirada da melanina da íris com laser também é proibida, devido aos riscos que traz (Foto Ilustrativa)

As tendências de moda mais prejudiciais

No caso do implante da lente de silicone para mudar a cor do olho, o implante é colocado na frente da íris, fazendo com que ela fique se mexendo por trás do objeto, o que não é nada saudável. Já na cirurgia a laser para mudar a cor do olho, a melanina pode se deslocar para um canal interno do olho, provocando sérios problemas na visão.

Os procedimentos cirúrgicos para mudar a cor dos olhos são proibidos em vários países, mas são realizados livremente em determinadas regiões, como no Panamá, por exemplo, fazendo com que pessoas de todos os cantos do mundo se desloquem até lá para fazer as cirurgias estéticas.

Uma opção mais segura para mudar a cor dos olhos

Muitas dessas cirurgias de mudança da cor dos olhos têm sido realizadas no Panamá (Foto Ilustrativa)

Para quem possui dificuldade em aceitar a cor do olho com a qual nasceu, a opção mais segura é optar por uma lente de contato colorida, já que as cirurgias de mudança da cor dos olhos podem levar à cegueira.

Dicas para quem usa lentes de contato

Nesse caso, quem usa lentes coloridas deve fazer um acompanhamento constante com o oftalmologista, para evitar quaisquer riscos.

Top