Dicas para não exagerar na comida no frio

As dicas para não exagerar na comida no frio são fundamentais para quem não deseja ter problemas com a balança durante o inverno, já…

Por Andre em 17/08/2014

As dicas para não exagerar na comida no frio são fundamentais para quem não deseja ter problemas com a balança durante o inverno, já que nesta estação, a fome normalmente aumenta bastante, fazendo com que as pessoas comam em excesso e, o pior, abusando de pratos ricos em açúcar e gordura.

Dicas para não exagerar na comida no frio (Foto: Divulgação)

Isso acontece porque, geralmente, o gasto energético é maior no período mais frio do ano. Assim, as pessoas buscam se alimentar mais para suprir a energia perdida e até mesmo para manter a temperatura do corpo estável.

Além disso, a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, tem a sua produção diminuída no inverno. E para aliviar os sentimentos de desânimo e tristeza, muitos acabam exagerando no consumo de chocolates, massas e outros tipos de alimentos mais pesados, aumentando as chances de engordar no inverno.

Dicas de alimentação para inverno

Dicas para manter a pele hidratada no inverno

Dicas para não exagerar na comida no frio

As massas costumam estar entre as comidas preferidas no inverno (Foto: Divulgação)

Para evitar o aumento do peso no inverno e também manter distantes problemas como aumento do colesterol, é importante resistir às tentações. Você até pode comer aquele chocolatinho, macarrão ou feijoada, mas evite repetir a dose ou exagerar no consumo. Seja sempre moderado.

Além disso, procure optar por uma dieta balanceada, incluindo no cardápio, por exemplo, sopas de legumes, que sustentam e são ricas em nutrientes, fibras, proteínas e carboidratos. Os alimentos integrais também estão entre as dicas de comida para inverno, pois proporcionam maior saciedade e são muito saudáveis.

Mais comuns no período quente, as saladas são outra boa aposta de alimentação para a época de frio, podendo ser preparadas ao vapor e refogadas, trazendo itens como brócolis, vagem, cenoura e couve, entre outros.

O mesmo pode ser dito das frutas, que não devem ser esquecidas no inverno, pois além de ajudarem na manutenção do peso, ainda são ótimas para a pele, que costuma ficar ressecada no frio. Morangos, maçãs, laranjas, melancia e melão são excelentes opções para consumir em qualquer época do ano.

Outras dicas

As sopas de legumes são boas alternativas para a época de frio (Foto: Divulgação)

Há ainda várias outras dicas para não exagerar na comida no frio, como:

– Reduzir o sal e gorduras saturadas.

– Evitar refrigerantes e bebidas gasosas.

– Ingerir bastante líquido, apostando em água e chás.

– Use leite desnatado e achocolato light para o chocolate quente.

– Pratique atividades físicas.

– Não vá ao supermercado quando estiver com fome.

– Não coma por impulso.

Top