Como lidar com colegas de trabalho difíceis?

Aprenda como lidar com colegas de trabalho difíceis. Trabalhar numa empresa nem sempre é fácil, afinal, precisamos manter uma boa convivência com diferentes perfis…

Aprenda como lidar com colegas de trabalho difíceis. Trabalhar numa empresa nem sempre é fácil, afinal, precisamos manter uma boa convivência com diferentes perfis de profissionais. Leia a matéria e veja dicas para ter um bom relacionamento com os colegas.

Como lidar com colegas de trabalho difíceis. (Foto Ilustrativa)

Como lidar com colegas de trabalho difíceis. (Foto Ilustrativa)

No ambiente de trabalho, é possível encontrar diferentes tipos de colega de trabalho: o puxa saco, o folgado, o falso, o companheiro, o ambicioso, o individualista, o invejoso, o mau-caráter, entre tantos outros. Por mais que você não goste de uma pessoa na empresa, é preciso aprender a conviver com ela para não prejudicar o dia-a-dia profissional.

Leia mais: Como cativar colegas de trabalho

Como lidar com colegas de trabalho?

Saiba como lidar com colegas de trabalho difíceis:

Mantenha a calma

Ao se relacionar com colegas de trabalho difíceis, é muito importante manter a calma para não perder a razão. Quando uma situação incomodar, respire fundo, faça uma pausa e busque formas de se tranquilizar. Não vale a pena ter desgaste emocional, afinal, isso atrapalha a produtividade e o bem-estar.

Seja diplomático

Para não criar inimizades dentro da empresa, é fundamental ter um comportamento diplomático. Portanto, converse com todos os colegas, seja prestativo, gentil e discuta divergências por meio de uma conversa saudável.

Saiba mais: Como ter sucesso no trabalho

Não estenda uma discussão

No ambiente profissional, os conflitos normalmente nascem das divergências de ideias. Se um colega de trabalho não concorda com você, não adianta bater boca pessoalmente, por telefone ou e-mail. Mostre o seu ponto de vista de forma harmoniosa, sem brigas. Se for preciso, informe o chefe sobre o seu posicionamento.

Não vale a pena colocar fogo nas discussões. (Foto Ilustrativa)

Não vale a pena colocar fogo nas discussões. (Foto Ilustrativa)

Seja bondoso, discreto e direto

Se alguma coisa incomodar, converse com o colega de trabalho em um local privado. Use um tom de voz baixo e seja cauteloso com a escolha das palavras. Algumas coisas são tão pequenas que podem ser relevadas, principalmente quando se trata de um convívio profissional de semanas, meses ou anos.

Leia Também:  Como Lidar com Colegas Chatos de Trabalho

Antecipe problemas

Todo profissional deve desenvolver a sua capacidade de antecipação, ou seja, de antecipar problemas para conseguir evitá-los o máximo possível. Se o colega de trabalho é invejoso, por exemplo, simplesmente não conte mais as novidades da sua carreira para ele. No caso do colaborador folgado, evite fazer favores de forma excessiva. Dessa forma, o dia-a-dia na empresa será bem mais fácil.

Seja positivo

Preserve o seu otimismo. (Foto Ilustrativa)

Preserve o seu otimismo. (Foto Ilustrativa)

Por mais que a convivência com outros profissionais seja complicada, é preciso manter o pensamento positivo. Seja otimista e não dê trela para provocações.

Veja também: Dicas antiestresse no trabalho

Agora você já sabe como lidar com colegas de trabalho difíceis. Colocando essas dicas em prática, você terá um bom relacionamento com todos dentro da empresa e se blindará contra conflitos. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações sobre carreira.

 

Top