Conheça as características essenciais para construir uma carreira de sucesso

O sonho de todos os profissionais, certamente é chegar ao topo da carreira, e muitos vem a tempos lutando para esta realização. No entanto,…

O sonho de todos os profissionais, certamente é chegar ao topo da carreira, e muitos vem a tempos lutando para esta realização. No entanto, ser uma pessoa esforçada e inteligente não basta. O fato principal que ajudará o profissional crescer na carreira e se tornar a estrela do grupo, é o equilíbrio emocional, o qual muitos deixam a desejar. Desse modo, listamos as principais características para você começar a desenvolver, para que assim, consiga chegar ao topo da carreira.

O autocontrole é a primeira competência essencial que o profissional necessita ter. Esta nada mais é, do que aquela voz que não deixa sermos dependentes de nossas emoções. A pessoa que detém essa qualidade consegue controlar e canalizar crises e abalos emocionais para um caminho positivo. São pessoas que não saem do controle em momentos difíceis e mantém-se o foco sob pressão.

A segunda característica é a motivação, é aquela vontade de melhorar que os profissionais precisam conquistar. O primeiro indício desse sentimento é a paixão pelo trabalho.  A pessoa começa a buscar desafios e procura realizar seu trabalho com orgulho e satisfação. É persistente e disposto a desenvolver novos caminhos para um mesmo trabalho. São pessoas que desejam realizar determinada tarefa pelo simples prazer de agir. Se você possui essa qualidade, certamente chegará a hora em que ocupará o cargo de chefia.

A terceira qualidade é a autopercepção. Pessoas que possuem essa capacidade sabem o que estão sentindo e por que estão sentindo. Elas percebem como seus sentimentos afetam o seu desempenho profissional. Esta competência da ao profissional um melhor entendimento de seus objetivos e importância. A pessoa detentora dessa qualidade é capaz de recusar uma oferta tentadora de emprego, por não se adequar aos seus objetivos.

A habilidade social é a quarta característica.  Não se trata de ser amigável e simpático o tempo todo. É a capacidade de entusiasmar as pessoas de modo positivo, construtivo. É aptidão de convencer os colegas e clientes, negociar visando o melhor para a empresa, sem trapaças, etc. Esta é a competência que tolera o líder a não ficar apenas na boa intenção, e sim colocar em ação sua inteligência para realizar o trabalho necessário.

Leia Também:  Vagas de Emprego na Fnac Belo Horizonte 2010

E por último a quinta competência é a empatia que os profissionais precisam deter. É essencial a pessoa levar em conta os sentimentos dos colegas ao atuar e tomar decisões. É uma característica que todos deveriam adotar, não somente para subir na carreira, pois, pessoas assim, são valorizadas em todos os círculos da vida. Um chefe empático tenderá a dirigir com mais facilidade todos os pontos de vista que estão expostos a mesa.

Certamente, depois de estudar todas estas competências acima expostas, é hora de colocar em prática. Se seguir a risca todas as dicas, e for um profissional com boas intenções, rapidamente conseguirá a tão sonhada promoção

Top