Como lidar com a fofoca no trabalho

Por mais sério que o ambiente de trabalho seja, a fofoca sempre faz parte dele. Ela não deixa somente de ser um canal de…

Por mais sério que o ambiente de trabalho seja, a fofoca sempre faz parte dele. Ela não deixa somente de ser um canal de comunicação informal entre os colegas de trabalho, mas na maioria dos casos, o conteúdo é negativo e gera muitos danos para alguém. A imagem profissional e pessoal pode ficar manchada se seu nome estiver envolvido nessa fofoca. Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com a fofoca no trabalho.

As fofocas no trabalho devem ser evitadas. (Foto: divulgação)

Fofoca no trabalho

As empresas que contam com um grande número de funcionários, sofrem sempre com vários problemas e dentre eles, estão as fofocas de corredor. Porém, as pessoas que trabalham em grupo, todos sabem que alguns funcionários não seguem as determinações da empresa, por isso é sempre possível se deparar com algumas pessoas no corredor com as famosas conversinhas.

O ser humano acredita que cuidar da vida das outras pessoas é mais fácil do que cuidar da sua vida, no caso de uma empresa não é muito diferente, são muitas pessoas que falam sobre os outros funcionários. Porém, quando acontecem essas fofocas a maioria das pessoas percebe e isso pode ser prejudicial para seu currículo, principalmente se for aos ouvidos do chefe. É preciso saber como lidar com as fofocas no trabalho.

Conversar é sempre bom para esclarecer tudo. (Foto: divulgação)

Como lidar com a fofoca no trabalho

1. A melhor forma de lidar com as fofocas no trabalho é ouvindo mais e falando menos. Em algumas situações somos obrigados a ouvir fofoca, em almoços ou cafés, sendo a tendência de julgar aquela situação ouvindo somente uma versão sobre o acontecimento. Além de ser uma atitude errada, pode aumentar a margem da fofoca.

Leia Também:  Dicas de como se dar bem na balada

2. Para lidar com as fofocas quando seu nome estiver envolvido, o caminho mais indicado é marcar uma conversa cara a cara com a fonte de fofoca. O ideal é chamar uma testemunha para acompanhar. Em seguida, pergunte com calma para o fofoqueiro o porquê e espere. O fofoqueiro irá tentar se explicar e ficará sem graça com essa situação.

3. O fofoqueiro é uma pessoa que reflete a fraqueza nos outros. Por isso, é muito importante lembrar de que esse tipo de pessoa não é leal a ninguém e gosta de fazer fofoca. Se ele se aproximar somente para contar algo que ninguém sabe, tome cuidado. Diga a ele que entende a confiança, mais prefere não escutar o segredo.

4. Segundo especialistas, os casos de fofoca ou difamações graves, comissão de ética da empresa deve ser acionada. O registro desse problema pode fazer com que os responsáveis sejam punidos pelos comentários indevidos.

É preciso saber como lidar com as fofocas no trabalho. (Foto: divulgação)

As fofocas estão sempre presentes no ambiente de trabalho, desde as mais aparentemente inofensivas, até as mais prejudiciais. É preciso aprender impor limites no trabalho e saber como lidar com essa situação para que não venha a prejudicar ninguém. Aposte nas dicas de como lidar com fofocas no trabalho.

Top