Como incentivar o filho a tirar boas notas

Nem toda criança nasceu para estudar, pois essa ação depende da personalidade de cada um. Contudo, é possível conscientizá-la da importância do estudo para…

O seu filho não precisa ser nenhum gênio, mas é importante que ele tire boas notas. (Foto: Divulgação)

Nem toda criança nasceu para estudar, pois essa ação depende da personalidade de cada um. Contudo, é possível conscientizá-la da importância do estudo para o presente e para o futuro dela. Também não é necessário que ela seja a melhor aluna da classe, mas que consiga interiorizar os aprendizados adquiridos na escola. Portanto, saiba como incentivar o seu filho a tirar boas notas.

As crianças aprendem com os exemplos. Por isso, você deverá mostrar bons exemplos para o seu filho. Para tanto, leia bastantes livros, revistas e jornais, assista a programas educativos e também a programas de perguntas e respostas. Assim, ele te admirará e se esforçará para ser como você.

Quando o seu filho chegar com notas baixas da escola, não o recrimine nem fique brava com ele. Sente-se com ele e pergunte-lhe o que houve com as notas dele que eram tão boas. Então, tente descobrir se ele não conseguiu resolver as questões por falta de estudo ou por falta de interesse. No final, explique-lhe a importância dos estudos para as vidas das pessoas, mas não diga apenas que ele deve estudar para ser um bom profissional ou para que ele ganhe bastante dinheiro. O mais importante dos estudos, porém, é que eles nos abrem muitas portas e com eles, somos pessoas melhores, mais inteligentes e conscientes sobre tudo o que acontece no mundo.

O problema das notas baixas pode ser facilmente resolvido, contanto que você tenha muita paciência, pois é um processo a médio e longo prazos. A partir do momento que você teve essa conversa, comprometa-se a ficar pelo menos meia hora por dia estudando com o seu filho, porque o estudo deve ser diário e não somente um dia antes das provas. Durante esse tempo, tire as dúvidas dele, mas nunca faça as tarefas por ele, afinal, é ele quem precisa aprender.

Tire as dúvidas do seu filho, porém, nunca faça as tarefas por ele. (Foto: Divulgação)

Enquanto estiver estudando com ele, incentive-o a cumprir desafios cada vez maiores para que se interesse pelo conteúdo estudado. Se quiser, uma boa alternativa é pesquisar mais sobre o assunto na internet. Desse modo, você conseguirá despertar o interesse do seu filho pelos estudos.

Com o tempo, o seu filho se conscientiza sobre a importância dos estudos e passa a estudar sozinho. (Foto: Divulgação)

Para que o seu filho tire boas notas, é preciso conscientizá-lo sobre a importância do estudo para a vida dele. Para tanto, seja um bom exemplo e tenha muita paciência para acompanhá-lo na confecção das tarefas até que ele aprenda a estudar sozinho.

Leia Também:  Maquiagem com glitter para balada: dicas, como fazer

Top