Como incentivar a criança a ter alimentação saudável?

É natural gostar de comer o que é mais saboroso. Porém, os adultos entendem que alguns alimentos devem fazer parte do seu cardápio simplesmente…

É natural gostar de comer o que é mais saboroso. Porém, os adultos entendem que alguns alimentos devem fazer parte do seu cardápio simplesmente porque fazem bem á saúde. Agora, as crianças, querem mesmo é comer o que é gostoso, e na maioria das vezes, pouco saudável, como por exemplo: salgadinhos em saquinho, chocolate, balas, chiclete, pães, pizza, cachorro-quente e muito refrigerante.

Leia mais sobre: Alimentos que ajudam no crescimento infantil

 

Incentive o consumo de alimentos saudáveis. (Foto: Divulgação)

Ingerir essas delícias de vez em quando não faz mal para quem ainda tem a saúde em bom estado. Mas, comer essas “besteiras” todos os dias faz com que o organismo fique em uma situação precária, com o passar do tempo. Quem come mal tende a ficar acima do peso, com falta de vitaminas no organismo e vulnerável à doenças.

Incentive as crianças a comerem bem

Para incentivar a criança a ter uma alimentação mais saudável é necessário ensinar desde o nascimento, praticamente, a importância dos alimentos. Sempre mostrar a fruta, legumes, verdura e grãos e explicar qual a função de cada um para o corpo. Assim, as crianças vão saber que para ter o cabelo e as unhas mais bonitos, por exemplo, é ideal comer cenoura.

Não desista fácil

Cuidar da alimentação infantil está longe de ser uma tarefa simples. Por isso, muitos pais acabam cedendo aos caprichos gastronômicos dos filhos. Sempre que ele recusar um alimento saudável busque receitas que utilizem aquele mesmo ingrediente e tente novamente. Mantenha as saladas, verduras, legumes, frutas e cereais na mesa e não se canse de oferecer. A criança deve experimentar para dizer se gosta ou não daquele alimento, portanto, recusas só de olhar o item na mesa não devem ser aceitas facilmente.

Continuar Lendo  Voos Baratos Europa - Férias de Julho 2015

Saiba mais sobre: Benefícios de ter uma alimentação saudável

 

Deixe a mesa bem colorida (Foto: Divulgação)

Invista em comidas coloridas

O colorido chama a atenção das crianças. Um prato de salada onde os alimentos saudáveis formam um desenho, por exemplo, deixam tudo mais interessante. Tente montar o prato da criança de modo divertido e lúdico, para que ela se interesse em experimentar os alimentos. Geralmente funciona e mais tarde o pequeno vai ingerir a comida com maior quantidade de vitaminas sem precisar fazer todo esse processo de convencimento.

Coloque as saladas na mesa (Foto: Divulgação)

Determine horários e dias na semana para consumo de alimentos industrializados

O maior erro dos pais é encher o armário de comidas nada saudáveis e deixar tudo na altura das mãos dos filhos, sem nenhuma regra para consumo. Para que a criança tenha uma alimentação saudável é necessário criar regrinhas básicas, como por exemplo, horário de alimentação e tipo de comida permitida para cada refeição.

Doces, refrigerante, e alimentos industrializados ricos em carboidrato e sódio devem ser regulados. Explique para o seu filho que ele só pode beber refrigerante de final de semana, ou em uma refeição no dia. Apresente opções de sucos naturais para substituição, por exemplo. Evite deixar que a criança coma salgadinho ou bolachas minutos antes das principais refeições e sempre que possível, convide seu filho para preparar a refeição com você, assim ele se interessará mais pelo que come.

Top