Isabella Moretti 02/07/2012 Bem Estar

Além de aquecer durante o inverno, a sopa oferece nutrientes.


Com a chegada do inverno, muitas pessoas ficam em dúvida a respeito da alimentação. Este período do ano, caracterizado pelas baixas temperaturas, requer uma dieta alimentar bem elaborada, capaz de oferecer todos os nutrientes que o organismo necessita.

Alimentação de inverno

Durante a estação mais fria do ano é comum consumir mais alimentos e até mesmo engordar. Isto acontece porque o corpo gasta mais energia para manter a temperatura, aumentando a sensação de fome e necessidade de alimentos que deem conta do gasto energético.

Os alimentos que combinam com o inverno são aqueles que contribuem com a manutenção do corpo, ou seja, possuem a capacidade de nutrir e hidratar. Eles também tornam a estação mais prazerosa e deixam o organismo resistente às doenças típicas.

Saiba mais: Alimentação ideal para o inverno

Indicações de alimentos para o inverno

Confira algumas sugestões de alimentos para o frio:

1. Sopa nutritiva
A sopa se revela um prato perfeito para esquentar o corpo nos dias de inverno. Ela também contribui com a hidratação e a saciedade, pois possui grande quantidade de água. O consumo de uma deliciosa sopinha não pesa na dieta e fornece nutrientes importantes para o organismo, que estão presentes nos legumes e verduras.

2. Chás
Tomar chá no inverno é reconfortante, sobretudo para conseguir relaxar e dormir durante as noites frias. Dependendo dos ingredientes usados, a bebida pode contribuir com a prevenção de doenças, afinal, ela possui poderes anti-inflamatórios e antioxidantes.

Vinho tinto, na dose certa, faz bem para o coração.

3. Vinho tinto
O vinho tinto, quando consumido moderadamente, trás benefícios para a saúde. Ele é capaz de contribuir com a prevenção de doenças cardiovasculares, demências e problemas respiratórios. O vinho combina com a dieta de inverno porque ele acelera o metabolismo e ajuda a perder peso.

4. Morangos
O inverno é uma estação perfeita para colher e saborear morangos. Este tipo de fruta ajuda a prevenir o envelhecimento da pele, equilibra as funções intestinais, controla o colesterol, reduz o inchaço e até mesmo minimiza as chances de câncer. Na torta, no fondue ou no merengue, o morango é sempre delicioso.

5. Acerolas
Sendo a acerola uma poderosa fonte de vitamina C, ela contribui com a prevenção de doenças típicas do inverno, como gripes e resfriados.

O pinhão pode ser usado no preparo de vários pratos deliciosos.

6. Pinhão
O pinhão é um ingrediente bastante versátil na culinária, sendo usado para incrementar diversas receitas. O fruto da araucária aparece com mais frequência durante o inverno e, ao ser consumido, traz benefícios para a saúde, atuando na prevenção de doenças e fortalecendo o sistema imunológico.

7. Fondue
Não dá para passar o inverno sem provar um delicioso fondue de chocolate. Apesar do alto teor calórico, o preparo envolve frutas nutritivas e que combinam com a estação.

Veja também: Pratos típicos de inverno – receitas

Outros artigos

Decoração de quarto vintage: fotos

29/08/2012

Decoração de quarto vintage: fotos

Em busca de uma decoração delicada, charmosa e transformadora para o quarto? Então a estética vintage é a melhor aposta. O estilo recupera tendências que fizeram suc...

Cursos de serviço social em Manaus 2013

29/03/2013

Cursos de serviço social em Manaus 2013

O serviço social é uma área que tem despertado o interesse de muitos estudantes. O curso superior forma profissionais aptos a planejar e executar políticas públicas ...

Resumo – Cubismo no Brasil

27/05/2015

Resumo – Cubismo no Brasil

Resumo - Cubismo no Brasil para quem está precisando saber mais sobre esse assunto que está gerando ainda hoje muitas motivações de estudo. O cubismo aqui no Brasil ...