Como hidratar o cabelo corretamente

Como hidratar o cabelo corretamente

Tem dúvida de como hidratar o cabelo corretamente? Se mesmo com hidratação constante os fios continuam fracos e opacos, é um sinal que as…

Por Isabella Moretti em 28/10/2015

Tem dúvida de como hidratar o cabelo corretamente? Se mesmo com hidratação constante os fios continuam fracos e opacos, é um sinal que as máscaras e cremes de restauração não estão sendo aplicados como deveriam.

Como hidratar o cabelo corretamente. (Foto Ilustrativa)

Para conseguir o resultado esperado após a hidratação, é preciso seguir alguns procedimentos que potencializam o efeito das máscaras e cremes no cabelo. O tratamento capilar, feito com produtos naturais ou industrializados, contem substâncias que atuam na reconstrução dos fios.

O cabelo é fortificado a cada hidratação. Os cremes fazem com que as cutículas dos fios se fechem, assim evitam a perda de água e previne que os fios fiquem secos e quebradiços. Escolher a máscara certa para o seu tipo de cabelo é fundamental para alcançar a saúde capilar.

Leia também: Receitas contra queda de cabelo

 

Como hidratar o cabelo corretamente

Veja como hidratar o cabelo corretamente:

O produto certo!

Existem vários tipos de cremes de hidratação disponíveis no mercado, antes de optar por qualquer um deles, é necessário fazer a classificação dos seus fios: Secos, mistos, ou oleosos. Os shampoos e condicionadores atuam nos fios diariamente e auxiliam a manter os efeitos da hidratação, portanto, também devem ser escolhidos corretamente.

Escolha o produto adequado para hidratar o cabelo. (Foto Ilustrativa)

Cabelos sempre limpos

Para dar início à hidratação, os cabelos devem estar totalmente livres de sujeiras, a oleosidade, por exemplo, impede que o creme penetre nos fios. Antes da hidratação, lave o cabelo em água fria com shampoo anti-resíduos. Mas vale lembrar que o uso desse tipo de shampoo não deve ser diário, pois resseca os fios.

Não utilize condicionador

O condicionador fecha as cutículas dos fios e impede que o hidratante consiga agir no cabelo, o seu uso é dispensável, antes e depois da hidratação.

Cabelo úmido antes de hidratar!

O cabelo úmido é melhor para hidratar. (Foto Ilustrativa)

O cabelo completamente molhado dificulta a ação dos cremes de hidratação, por conta do excesso de partículas de água nos fios. O cabelo úmido é ideal, portanto, após lavar e enxaguar bem, seque o cabelo com toalha e utilize um pente grosso para desembaraçar.

Confira Creme para hidratar cabelo caseiro

Massageie os fios

A quantidade de creme não potencializa o resultado, mas a massagem é fundamental para conseguir o resultado esperado. Separe o cabelo em pequenas mechas,  aplique o hidratante em cada uma delas com dois dedos de distância da raiz, em movimentos suaves de cima para baixo.

Tempo de ação

O tempo de ação de cada produto é especificado na embalagem, prolongar o tempo determinado no rótulo não potencializa o efeito da mascara, que geralmente é de 15 a 20 minutos. Além de respeitar o período de ação, é importante não abusar do calor de toucas térmicas (de tomada), elas podem queimar os fios. Dê preferência para toucas laminadas.

Respeite o tempo necessário para a hidratação. (Foto Ilustrativa)

Enxágue bem

Deixar um pouco do creme no cabelo após a hidratação, não é benéfico para os fios. Enxágue bem o cabelo com água fria para evitar que os resíduos do hidratante deixem o cabelo opaco e oleoso.

Veja também: Como ter cabelos lindos, bonitos e saudáveis

A hidratação deve ser feita semanalmente! Aproveite as dicas de como hidratar o cabelo corretamente para deixar os fios mais saudáveis, com brilho e livre de pontas duplas e quebradiças! Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.

 

Top