Tratamento definitivo para varizes

Muitos indivíduos ficam incomodados com os danos causados pelas varizes, especialmente os estéticos. Por isso, a cada dia mais pessoas buscam a ajuda de…

Muitos indivíduos ficam incomodados com os danos causados pelas varizes, especialmente os estéticos. Por isso, a cada dia mais pessoas buscam a ajuda de especialistas para combater o problema. Saiba mais sobre o tratamento definitivo para varizes.

Saiba mais sobre a cirurgia das varizes. 

As varizes trazem diversos incômodos a vida dos indivíduos. (Foto: divulgação)

 

Saiba mais sobre as varizes

As varizes são caracterizadas como dilatações das veias que afetam principalmente os membros inferiores. Em geral, as veias dilatam e se alongam, tornando-se sinuosas e podendo manifestar diversos incômodos aos indivíduos que apresentam o problema.

Causas de varizes

Segundo especialistas, existem diversas causas e teorias que tentam explicar o motivo do desenvolvimento das varizes. Entretanto, acredita-se que o fator principal seja uma fragilidade na estrutura da parede dos vasos sanguíneas, em especial das veias. Como resultado dessa alteração, a parede vascular se torna mais suscetível à dilatação. Vale ressaltar que as varizes são hereditárias, ou seja, essa alteração na estrutura física dos vasos é geralmente transferida para os descendentes. Em resumo, caso o indivíduo possua história familiar de varizes, ele possui maior chance de desenvolver o problema.

O uso frequente de saltos altos pode favorecer o desenvolvimento das varizes. (Foto: divulgação)

Fatores que desencadeiam as varizes

Separamos abaixo alguns fatores que estão diretamente envolvidos com o surgimento das varizes:

  • Aumento de peso corporal;
  • Atividades em que exijam permanecer em pé por muito tempo;
  • Gestações;
  • Uso de anticoncepcionais;
  • Uso rotineiro de sapatos com saltos altos;
  • História familiar positiva;
  • Levantamento excessivo de peso.
Continuar Lendo  Monovin A para Crescer Cabelo

Problemas causados pelas varizes

Os problemas que estão relacionados à presença de varizes, estão diretamente relacionados ao grau da dilatação dos vasos. Ou seja, quanto mais calibrosas e abundantes, maiores serão os sintomas e suas consequências. Por isso, o indivíduo pode começar a manifestar alguns sinais e sintomas como:

  • Dor local;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Inchaço nas pernas;
  • Alteração da coloração das pernas;
  • Queda dos pelos das pernas.

Nos casos mais graves, as varizes podem manifestar coceira intensa, associada a descamação da pele. É imprescindível que o indivíduo busque a orientação de um especialista assim que começar a apresentar dilatação das veias, de modo a evitar futuras consequências.

Tratamentos para as varizes

A escolha pelo tratamento ideal para as varizes depende do estágio do problema, dos sintomas e da magnitude das varizes. Assim, não existe um tratamento padrão, sendo necessário buscar a orientação de um especialista. Cada caso será avaliado de uma maneira, de forma a instituir a terapêutica ideal. De maneira geral, podemos separar o tratamento da seguinte forma:

  • Microvarizes – podem ser tratadas ambulatorialmente, através da escleroterapia (secagem das varizes);
  • Varizes mais tortuosas – necessitam de tratamento cirúrgico que pode ser realizado sob anestesia local, sem incisão na pele e que traz grandes resultados estéticos;
  • Varizes de grande calibre – devem ser tratadas, também através de procedimento cirúrgico, porém com anestesia geral. Assim, necessita de hospitalização.

    O tratamento das varizes é baseado em cada apresentação clínica. (Foto: divulgação)

As varizes trazem grandes incômodos às pessoas, em especial quando apresentam sintomas. O melhor tratamento para cada caso só é determinado depois de avaliação minuciosa por um especialista. É muito importante buscar a orientação de um profissional da área para tirar todas as dúvidas sobre os procedimentos antes de realizar qualquer tratamento.

Continuar Lendo  Como trabalhar sempre com disposição

Saiba quais são os alimentos que ajudam no tratamento das varizes. 

Top