O joelho é uma das articulações mais importantes do organismo, porque permite que a perna faça movimentos, além de receber o peso da coxa e do corpo em si.
Muitas pessoas acham que ter problemas no joelho é algo “normal”, mas ter dores ou qualquer lesão no joelho atrapalha e traz uma série de limitações ao indivíduo.
Mas como prevenção e como tratamento, o fortalecimento da musculatura que envolve o joelho é muito importante, pois permite que o joelho receba cargas e impactos de maneira adequada e não sofra com sobrecarga.
Anatomia do Joelho
O joelho é uma articulação a qual inclui diversos ligamentos e inserções musculares. Em seu interior, há a presença de um osso, a patela. A articulação do joelho é do tipo “dobradiça” e é uma das mais complexas do organismo.
Podemos dividir o joelho, basicamente, em duas partes: o segmento fêmero-patelar (no qual a patela está relacionada com a parte final do fêmur, que é o osso da coxa) e o segmento fêmero-tibial (no qual a patela se relaciona com o osso da perna, a tíbia).
Veja as principais estruturas anatômicas do joelho:
Cápsula articular
Reveste basicamente toda a articulação e tem os ligamentos e demais estruturas anexados nela.
Ligamentos
Existem diversos ligamentos presentes no joelho. Os principais são:
- Ligamento patelar;
- Ligamento poplíteo oblíquo;
- Ligamento poplíteo arqueado;
- Ligamento colateral tibial e fibular;
- Ligamento cruzado anterior;
- Ligamento cruzado posterior.
Meniscos
São estruturas que servem como verdadeiros amortecedores no joelho. São 2: menisco medial, que é fixo e que é o que mais sofre lesões e menisco lateral.
Musculatura
Quando se pensa em joelho e músculo, há três grandes grupos: os músculos extensores, flexores e rotadores do joelho.
O músculo extensor principal é o quadríceps, músculo situado na coxa e um dos mais fortes do organismo, já que com ele conseguimos levantar o corpo todo quando estamos sentados.
Exemplo de músculos flexores são os isquiotibiais e a musculatura do quadril. Sim, toda a musculatura do quadril está envolvida na distribuição de carga diretamente ao joelho.
E finalmente, musculatura rotadora do joelho envolve, por exemplo, o músculo poplíteo.
É importante perceber como a musculatura que envolve o joelho é complexa e envolve outras estruturas do corpo, sobretudo quadril e coxa.
Por Que O Fortalecimento É Importante?
Quando se fala em “fortalecimento do joelho”, estamos dizendo “fortalecimento da musculatura envolvida no joelho”, ou seja, é toda a musculatura da coxa e do quadril.
De acordo com Thiago Fukuda, diretor do Instituto TRATA: “O fortalecimento dessa musculatura é fundamental, justamente para que o joelho não receba uma carga indevida, evitando lesões. “
Se a lesão já está instalada, o fortalecimento também é importante para que a lesão não piore e para que o indivíduo consiga melhorar.
Alguns exercícios são importantes e fundamentais para quem pretende fortalecer a musculatura envolvida no joelho. Confira!
Exercícios Para Fortalecimento Do Joelho
1 – Agachamento
Afaste as pernas. Faça o movimento, como se fosse sentar em um banco, ficando em 90o. É importante que a linha do joelho não ultrapasse a ponta do pé.
Outra dica é posicionar os pés para fora, para trabalhar a musculatura interna da coxa.
2 – A fundo
Em pé, coloque a perna direita à frente. Abaixe, procurando aproximar o joelho esquerdo do chão e depois retorne à posição original. Lembre-se também de não ultrapassar a linha do joelho da ponta do pé.
3 – Pular corda
É um dos melhores exercícios para fortalecimento do joelho, justamente porque é necessário manter a musculatura dos membros inferiores contraída, para se ter equilíbrio. Pode até parecer brincadeira de criança, mas é um excelente exercício de fortalecimento.
4 – Extensão e flexão do joelho
O ideal é ser feito em cadeira extensora e flexora, na academia. Mas você pode usar caneleiras.
5 -Fortalecimento do quadril
Deitado, uma perna dobrada, levante a outra até tirar a região dos glúteos do chão. Segure alguns segundos e volte. Repita várias vezes com cada uma das pernas. É um excelente exercício para fortalecimento do quadril.
Outro exercício é a ponte: deitado de costas, eleve somente os quadris e fique alguns segundos com eles levantados, mantendo firmemente os pés no chão.
Conclusão
Exercícios para fortalecimento do joelho envolve fortalecimento da musculatura da coxa e quadril. É importante sempre procurar fazer esses exercícios para prevenir lesões.