Como formatar notebook

Depois de algum tempo de uso, o notebook pode começar a ficar lento, demorando para abrir programas e realizar até mesmo as tarefas mais…

Por Andre em 26/01/2013

Depois de algum tempo de uso, o notebook pode começar a ficar lento, demorando para abrir programas e realizar até mesmo as tarefas mais simples. Motivos para que isso aconteça não faltam, como uma grande quantidade de softwares instalados e a presença de vírus, entre outros problemas que podem afetar o desempenho do aparelho.

O processo de formatação pode ser necessário para fazer alguns reparos no notebook (Foto: Divulgação)

Em situações como essas, uma alternativa usada por muitas pessoas é formatar o notebook e reinstalar o sistema operacional em seguida. Essa opção também serve para quem deseja trocar o sistema da máquina, passando do Windows para o Linux, por exemplo.

Independente da motivação, você deve fazer backup dos dados mais importantes (planilhas, textos, fotos, vídeos, músicas, programas, etc), salvando-os em DVDs, pendrives ou em sistemas de armazenamento nas nuvens, antes de começar a formatação do HD do notebook.

Não se esqueça também de fazer backup dos drivers do notebook, pois sem eles a máquina poderá não funcionar após a formatação. Um programa muito útil para essa tarefa é o Driver Magician.

Veja mais dicas: Como formatar o computador em casa

Formatando o notebook

Formatando notebook com Windows 7 (Foto: Divulgação)

1 – Com o notebook ligado, insira o CD do Windows no drive e reinicie-o;

2 – Assim que ele reiniciar e reconhecer o disco, aperte qualquer tecla para prosseguir.

3 – Quando o Windows for iniciado, selecione o idioma de instalação e clique em “Próximo”;

4 – Escolha a opção “Instalar agora”, aceite os termos de licença e avance;

5 – Na tela seguinte, selecione “Personalizado – avançado”;

6 – Selecione o seu disco e clique em “Opções de discos – avançado”;

7 – Clique em “Formatar” e confirme, apertando “OK”;

8 – Depois que o processo de formatação terminar (a duração depende do tamanho do HD), basta reiniciar o notebook e reinstalar o Windows.

As dicas são válidas para formatar notebooks com Windows 7, mas os procedimentos são semelhantes para a formatação de máquinas que tenham outras versões do sistema operacional. Vale lembrar que se você tem algum receio, o melhor é procurar um técnico de informática de confiança, para evitar problemas no seu equipamento.

Formatar notebook sem o CD do sistema operacional

Algumas fabricantes disponibilizam ferramentas que permitem a formatação dos notebooks sem a necessidade de usar CD (Foto: Divulgação)

Nos notebooks que não possuem drive de CD/DVD, a opção é formatá-los usando um pendrive de boot. Há ainda alguns notebooks, de marcas como HP, Acer, Lenovo e Samsung, entre outras, que vêm com programas específicos para a formatação, sem a necessidade do CD do sistema operacional.

Aprenda: Como fazer boot e instalador para Windows com pendrive

Para fomatar notebooks da HP, por exemplo, o processo pode ser realizado através da ferramenta Recovery Manager, ressaltando que o usuário não deve se esquecer de salvar seus arquivos mais importantes antes de iniciar os procedimentos.

Top