Como fazer um mini jardim para apartamentos

Aprenda como fazer um mini jardim para apartamentos. Esse projeto especial, também conhecido como terrário, leva um pouco da natureza para dentro do apê,…

Por Isabella Moretti em 03/07/2016

Aprenda como fazer um mini jardim para apartamentos. Esse projeto especial, também conhecido como terrário, leva um pouco da natureza para dentro do apê, através de um ecossistema em miniatura.

O minijardim é um pequeno ecossistema. (Foto: Reprodução/Mini Mundos)

O minijardim é um pequeno ecossistema. (Foto: Reprodução/Mini Mundos)

Ter um jardim em casa não é privilégio de muitas pessoas. Na maioria dos casos, falta espaço para montar um cantinho de jardinagem. Se você enfrenta esse problema, então saiba que é possível sim construir um pequeno jardim, mesmo com todas as limitações de um apartamento.

Montando um pequeno jardim no apartamento, os moradores aliviam o estresse, melhoram a saúde mental e ainda por cima exercitam a criatividade.

Mini jardim para apartamentos

O mini jardim se transformou numa verdadeira tendência de paisagismo. Ele funciona como um cantinho convidativo, charmoso e aconchegante, capaz de colocar os moradores em contato com a natureza.

O jardim em miniatura tem a missão de simular uma paisagem natural. Para que isso seja possível, ele combina diferentes espécies de plantas, pedras e objetos decorativos. O pequeno ecossistema é montado com criatividade e bom gosto dentro de vasos, potes de vidro e até mesmo garrafas.

É possível criar várias paisagens. (Foto: Reprodução/blog brcondos)

É possível criar várias paisagens. (Foto: Reprodução/blog brcondos)

As plantas de mini jardim devem ser pequenas, resistentes e com baixa manutenção, como é o caso das suculentas. Essas plantinhas podem sobreviver em diferentes recipientes e permitem criar diversos cenários naturais.

Como fazer mini jardim para apartamento?

Você não sabe como fazer mini jardim? Então veja a seguir os materiais necessários e o passo a passo:

Materiais necessários

– um aquário de vidro
– cascalhos
– carvão mineral ativado
– musgos
– cascas de pinus
– terra vegetal
– uma seleção de plantas suculenta (ou com o mesmo tipo de rega)

Passo a passo para fazer mini jardim

Passo 1: coloque o cascalho no fundo do recipiente de vidro. A altura ideal é de dois a três dedos.

Passo 2: faça uma camada com terra vegetal, cobrindo assim toda a superfície com cascalhos. Acrescente, então, o carvão mineral ativado, a fim de evitar os apodrecimentos e mau-cheiros no terrário.

Passo 3: transfira as plantas suculentas para dentro do recipiente, fazendo o plantio. Tome o cuidado de completar com terra e cobrir bem as raízes.

Passo 4: chegou a hora de adicionar os elementos decorativos ao minijardim. Comece colocando as cascas de pinus e depois distribua os musgos. Use uma pinça para facilitar a disposição. Finalize com um pouco de cascalho.

As plantas suculentas são as mais recomendadas. (Foto: Reprodução/Pinterest)

As plantas suculentas são as mais recomendadas. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Passo 5: para cuidar da manutenção do jardim em miniatura, coloque um pouco de água diretamente na terra a cada 10 dias.

Viu só como é fácil montar um mini jardim para apartamento? Então coloque as dicas em prática e faça o seu próprio ecossistema. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

 

Top