Como fazer palestras divertidas: Guia Completo de Palestras

Como fazer palestras divertidas: Guia Completo de Palestras

Como fazer palestras divertidas? Esse é o desafio de muitas pessoas, seja na hora de apresentar um determinado produto ou de representar a empresa,…

Por Andre em 01/04/2015

Como fazer palestras divertidas? Esse é o desafio de muitas pessoas, seja na hora de apresentar um determinado produto ou de representar a empresa, no trabalho, ou mesmo ao apresentar um trabalho na faculdade.

Como fazer palestras divertidas (Foto Ilustrativa)

Na maior parte dos casos, a dificuldade está em ser divertido na apresentação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas que estejam assistindo à palestra compreendam bem tudo o que você está informando a elas.

Com isso, muitos palestrantes acabam ficando confusos e sem rumo, mas com algumas dicas simples, dá para mudar essa situação e tornar as suas palestras mais produtivas e alegres.

Para lhe ajudar, que tal aprender com os melhores. Roberto Shinyashiki, um dos maiores palestrantes do país lançou recentemente um Mini Curso voltado para palestras, nele você tira todas as suas dúvidas e ainda aprende a maneira correta de ganhar dinheiro com isso. Acesse aqui e conheça!

Como fazer palestras divertidas

Interaja com a plateia (Foto Ilustrativa)

Para que uma palestra seja divertida, o primeiro passo é evitar que a apresentação se torne cansativa para quem está assistindo. Para tanto, é fundamental conhecer bem o assunto sobre o qual está falando e usar todos os recursos disponíveis para expô-lo, mas sem se alongar demais. Seja sempre objetivo.

Veja também: Como falar em público sem medo

Outra das dicas para fazer palestras divertidas é propor uma interação ao grupo, o que deixará as pessoas mais animadas e atentas ao assunto. No caso de grupos maiores, é interessante incentivar a participação de forma individual. Já para pequenas plateias, o ideal é interagir através de dinâmicas de grupo.

—>>> Bônus Especial: Mini Curso Gratuito de como elaborar palestras de sucesso. Clique aqui e inscreva-se <<<<<<——

Use objetos para exemplificar os assuntos abordados na apresentação (Foto Ilustrativa)

Os principais erros ao falar em público

Além disso, dê uma pitada de humor às suas palestras, seja através de uma forma descontraída de se apresentar ou de usar um slide, música ou vídeo de humor que tenha a ver com o tema da apresentação. Mas tome cuidado para não exagerar no lado humorístico, pois o efeito pode acabar sendo o contrário.

Algo que também pode trazer mais diversão à palestra é usar objetos para demonstrar o que está sendo apresentado, técnica que costuma chamar bastante atenção e deixar o público mais animado e interessado no assunto.

Outras dicas para tornar a palestra mais divertida

Use todos os recursos disponíveis, como vídeos, músicas e outras coisas, para tornar a plateia mais atrativa (Foto Ilustrativa)

Há ainda várias outras maneiras de fazer uma apresentação divertida. Entre as dicas, vale ressaltar:

– Evite fazer palestras só com fala e leitura de tópicos.

– Procure, com antecedência, informações sobre o público que estará na palestra (são estudantes, executivos, operários?) e adapte a apresentação ao perfil deles.

– Demonstre entusiasmo durante a apresentação, mas com naturalidade.

Confira o curso: Curso de como falar em público – SENAC

– Use algumas frases de efeito para despertar a curiosidade da plateia.

– Se apresentar números, sempre traduza-os para a plateia, usando gráficos simples ou frases diretas.

– Estar sempre rodeado dos melhores, fazendo os melhores cursos. Confira algumas técnicas de palestras e aprenda a fazer da forma correta.

Top