Como falar em público sem medo

Como falar em público sem medo

Como falar em público sem medo é algo que todo mundo precisa saber, principalmente os mais tímidos e aqueles que têm uma grande dificuldade…

Por Andre em 11/08/2014

Como falar em público sem medo é algo que todo mundo precisa saber, principalmente os mais tímidos e aqueles que têm uma grande dificuldade de se apresentar diante de uma plateia maior, seja no trabalho, na escola ou na faculdade.

Como falar em público sem medo (Foto: Divulgação)

Durante a carreira acadêmica ou profissional, não há como escapar de fazer apresentações, ou seja, você precisa aprender a falar em público. No caso da faculdade, é necessário apresentar trabalhos em sala de aula e o famoso TCC (Trabalho de Conclusão do Curso).

Já no trabalho, quanto maior for a sua posição hierárquica, mais necessário será usar a comunicação, apresentando projetos, participando de reuniões, motivando equipes ou discutindo propostas, entre outras atividades nas quais saber falar em público é primordial.

Os principais erros ao falar em público

Como se comportar durante processo seletivo de empresas

Como falar em público sem medo

O medo de falar em público pode afetar homens e mulheres de qualquer idade (Foto: Divulgação)

O medo de falar em público normalmente se deve a motivos como falta de ordenação do pensamento, falta de conhecimento sobre o assunto e pouca prática/experiência no uso da palavra em público.

Mas qualquer pessoa pode aprender a se expressar diante de uma plateia maior, seguindo algumas dicas para falar em público, como:

– Prepare-se bem para o assunto da apresentação, lendo bastante sobre ele e memorizando as principais informações.

– Utilize recursos como roteiro impresso com palavras-chave ou apresentação de PowerPoint como apoio.

– Treine em casa, falando em voz alta e de frente para o espelho, prestando atenção no seu gestual, que deve estar em harmonia com o discurso. Se possível, filme o treinamento e se avalie, para corrigir o que é necessário na oratória.

– No dia da apresentação, chegue cedo ao local e converse com a plateia. Isso ajuda a diminuir o nervosismo e a se sentir mais à vontade com as pessoas.

Mais dicas

Com a prática, falar em público é algo que se torna bastante fácil (Foto: Divulgação)

Se você está querendo saber como falar em público sem medo, também deve ficar atento a dicas como:

– Respire corretamente, para diminuir a ansiedade. Inspire e segure o ar no abdome, soltando-o devagar, pelo nariz, ao falar.

– Encare o seu medo e olhe diretamente para a plateia. Isso também ajuda a prender a atenção do público.

– Tenha cuidados com a expressão corporal, evitando ficar o tempo inteiro com as mãos nos bolsos, os braços cruzados ou nas costas, mexendo nos botões do paletó, etc. Esses vícios só atrapalham e desviam a atenção da plateia.

– Comece a apresentação falando devagar e calmamente. Tal atitude facilita o controle da ansiedade no resto do tempo.

Top