Como fazer o filho ajudar nas tarefas domésticas

Muitas crianças tiram todos os brinquedos das caixas, mas quando se cansam deles, deixam-nos espalhados pela sala ou pelo quarto. Outras, adoram ficar assistindo…


Muitas crianças tiram todos os brinquedos das caixas, mas quando se cansam deles, deixam-nos espalhados pela sala ou pelo quarto. Outras, adoram ficar assistindo televisão, enquanto os pais se matam fazendo os afazeres domésticos e o pior: algumas deixam roupas, sapatos e toalhas jogados pela casa inteira. Isso geralmente acontece porque os próprios pais não souberam educar os seus filhos, ou por terem dó por eles ainda serem crianças. No entanto, é preciso saber que, se você der algumas tarefas para as crianças, elas terão mais responsabilidade, confiança e independência no futuro, enquanto que, se elas não fizerem nada, serão sempre dependentes, irresponsáveis e inseguras. Então, saiba como fazer o seu filho ajudar em casa.

Os afazeres domésticos devem ser ensinados desde cedo, com muita conversa diária. Portanto, incentive os seus filhos a guardarem os seus brinquedos sempre que os usarem, mesmo que eles demorem a fazê-lo, por falta de coordenação natural da idade. Nesse caso, você terá que ser muito paciente e esperar que eles façam o serviço sozinhos, sem a sua ajuda, apenas ouvindo os seus comandos.

Eles devem ser inseridos naturalmente, como se fosse uma brincadeira, nas tarefas domésticas. Portanto, quando você estiver lavando a louça, por exemplo, coloque um banquinho ao seu lado e peça para que a sua criança suba nele para ajudá-la a enxaguar peças de plástico ou, quando o seu marido estiver lavando o carro, peça para que ela jogue a água sobre o automóvel ou passe a esponja nele. Aos poucos, esses atos vão se tornando uma rotina e deixam de ser uma obrigação.

As roupas e toalhas espalhadas pela casa podem ter uma solução: deixe-as onde estão até que os seus filhos deem conta de que não têm mais roupas no armário e toalhas secas para usarem. Então, diga-lhes que, se elas não estiverem no local apropriado, não haverá como você lavá-las. Com o tempo, as crianças se acostumam com a situação e vão se condicionando a deixar tudo no local adequado.

Continuar Lendo  Como se aproximar de seu filho adolescente

Quando os seus filhos terminarem as tarefas a eles designadas, elogie-os bastante para que eles se incentivem a continuar fazendo-as de maneira correta. Entretanto, se ele puder fazer melhor, converse com ele a respeito, dizendo que você ficou triste pelo resultado e que ele pode se superar na atividade.

Esses são alguns conselhos de como fazer o seu filho ajudar em casa. Portanto, siga-os com cautela e muita paciência, pois não será de um dia para o outro que as suas crianças passarão a te ajudar nos afazeres domésticos. Não se irrite e seja calma na hora de conversar com elas, escolhendo sempre as palavras que as farão compreender o seu ponto de vista.

Top