Como fazer massagem cardíaca no cachorro

Um morador de Ballarat na Austrália foi responsável por um salvamento muito impressionante ao fazer respiração boca-a-boca e massagem cardíaca em um cachorro, conseguindo ressuscitá-lo depois de um acidente. Saiba mais sobre o assunto e veja como fazer massagem cardíaca no cachorro.

Os cães também podem sofrer parada cardíaca. (Foto: divulgação)

Parada cardíaca em cães

Assim como nos humanos, muitas coisas podem dar errado nos partos caninos. A sua cadela em breve dará a luz, sendo importante estar preparado para cuidar dos filhotes que não estiverem respirando. Entender como fazer uma massagem cardíaca e respiratória pode salvar a vida dos cachorros.

Um australiano ficou famoso em todo o mundo por salvar um cão fazendo massagens cardíacas e até respiração boca-a-boca. O cão foi ressuscitado depois de realizado esse procedimento. Foi um momento muito emocionante, principalmente para quem gosta de animais.

Cachorro é salvo cm massagem cardíaca na Austrália

Steve Hunter, Australiano, salvou o cachorro “Salty” de 5 anos e fruto de uma mistura das raças Jack Russel e Fox Terrier, onde foi atingido por um carro e Hunter, de 54 anos, que estava logo atrás do acidente presenciou o fato.

Enquanto o motorista seguiu a viagem, o australiano foi até o animal e assim que percebeu que ele não apresenta sinais vitais, puxando a mandíbula do animal para trás e fez respiração boca-a-boca e movimentos de massagem cardíaca.

Depois de repetir os movimentos algumas vezes, o coração de Salty voltou a bater, fazendo com que o australiano levasse o cão rapidamente ao veterinário. O homem relatou que viu que os donos do animal tinham crianças e na hora pensou que deveria pelo menos tentar fazer a massagem.

Apesar de sofrer várias fraturas na pélvis, Salty conseguiu se recuperar aos ferimentos. Segundo Jock Maule, ficou muito impressionado ao ver que Hunter conseguiu reviver seu cão. O veterinário que realizou o atendimento do cachorro, Albert Lim, afirmou que a atitude de Hunter foi essencial para salvar a vida dele.

Australiano salva cachorro fazendo massagem cardíaca. (Foto: divulgação)

Como fazer massagem cardíaca no cachorro

1. Respiração artificial: com as mãos, feche a boca do animal segurando com firmeza o focinho. Erga a cabeça do cão e encoste sua boca no focinho dele (o ideal é usar um lenço fino para evitar o contato direto com a boca do cão). Sopre nas narinas até sentir que o peito do animal se encha. Deite a cabeça do animal e pressione o peito dele de maneira delicada para o ar saia. Repita o procedimento de 8 a 10 vezes por minuto. Veja se o animal voltou a respirar e continue fazendo a respiração artificial caso ele ainda não tenha voltado a fazer isso sozinho.

2. Massagem cardíaca: o cachorro deve ficar deitado do lado direito. Coloque a palma das mãos sobre o coração do animal. Faça uma pressão firme e rápida sobre a região e solte. Você deve pressionar rapidamente e soltar uma vez por segundo. Em caso de cães pequenos ou gatos, use as pontas dos dedos para pressionar o coração. As massagens devem ser feitas por um minuto e observar em seguida se os batimentos estão de volta.

3. Relação compressão/respiração:em casos de ter que realizar em conjunto a massagem cardíaca e respiração artificial, faça uma sequencia rápida de 5 ou 6 pressões sobre o coração, intercaladas com uma respiração.

A massagem cardíaca pode salvar a vida do seu cachorro. (Foto: divulgação)

Os cães também podem ser vítimas das paradas cardíacas. Por isso, é essencial aprender os primeiros socorros para animais. As massagens cardíacas podem ajudar a salvar a vida do cachorro em situações de emergência. Aposte nas dicas de como fazer essa técnica.

Reply