Vômitos de cães: o que fazer

Muitas são as causas que levam os animais a apresentarem sintomas os quais indicam que eles não se encontram em bom estado de saúde.…

Por Paulo Lima em 16/03/2013

Muitas são as causas que levam os animais a apresentarem sintomas os quais indicam que eles não se encontram em bom estado de saúde. Desta forma, como os nossos companheirinhos não falam, é muito importante que estejamos atentos, a fim de adotar as medidas necessárias para cuidar dos nossos amigos e assim evitar que algum determinado problema se torne ainda maior.

Saiba o que os gestos do seu cachorro significam.

Os animais não falam, por isso, entender os seus sinais é fundamental caso não estejam se sentindo bem (Foto: Divulgação)

Caso o seu cãozinho esteja apresentando sinais de irregularidades em seu comportamento e intolerâncias de vários tipos, veja o que fazer no caso de vômitos em cães:

Vômitos em cães podem indicar problemas graves

Quando um cão apresenta sintomas de vômito ou diarreia, o quadro pode ser grave. Especialistas afirmam que vômitos constantes em cães indicam consequências de uma gastrite, alergia ou intoxicação alimentar, úlcera gástrica, insuficiência renal, verminose, giardíase ou viroses, que são doenças muito perigosas que podem ocasionar até mesmo a morte do animal. Portanto, se a situação do vômito frequente no cão é antiga, consulte já um veterinário para entender o que está acontecendo.

Saiba onde obter tratamento gratuito para cães.

Se o quadro de vômitos no cão é antigo, leve-o imediatamente a um veterinário (Foto: Divulgação)

Vômitos de cães – o que fazer

Caso seja a primeira vez que o cão está vomitando, várias podem ser as causas. Isto é, ele pode simplesmente ter ingerido sua ração de uma forma rápida e em seguida ter bebido muita água, comido algum alimento que seu estômago tenha rejeitado ou ainda estar sofrendo de ansiedade por alguma razão de mudanças na casa ou na rotina dos donos, etc.

Todavia, mais uma vez reforçamos que caso o quadro de vômitos de cães seja frequente, leve-o de imediato a um veterinário.

Várias podem ser as causas que fazem um cão vomitar (Foto: Divulgação)

Abaixo seguem algumas dicas sobre o que fazer nos diferentes casos de vômitos de cães:

Primeiros passos

Para qualquer tipo de vômito é primordial avaliar se o cão está desidratado. Para isso, puxe a pele da lateral de seu abdômem e caso ela demore a voltar, o sinal é de que ele está de fato desidratado. Caso não volte, o quadro é ainda pior e o cachorro corre sérios riscos. Se não puder levá-lo de imediato ao veterinário, prepare um soro caseiro e hidrate você mesmo o animal.

Conheça os principais sintomas de virose.

Como fazer o cão parar de vomitar

Existem vários tipos de vômito e precisamos primeiramente identificá-los. Se o odor estiver forte e parecido com o das fezes, isso indica que o animal está com alguma obstrução em seu intestino. Por isso, corte a ração e dê a ele maçãs picadas com aveia e um pouco de sementes de linhaça. Esses itens são ricos em fibras e podem ser ingeridos tanto por pessoas como pelos cães regularmente. Ofereça água em abundância e incentive o animal a fazer bastante atividades físicas.

Os cães podem ingerir maçãs com aveia em casos de obstrução intestinal (Foto: Divulgação)

Os vômitos que ocorrem de madrugada geralmente estão associados à gastrite e os que são mais escuros ou vermelhos, indicam a presença de sangue. Para estes é fundamental cortar a ração por 24 horas visto que sempre que comer, o cão continuará vomitando. Leve-o a um especialista após o período e por fim, tenha muita paciência e dedicação com o seu amiguinho para que ele se recupere logo.

Top