Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Culinária> Como fazer carne seca

Como fazer carne seca

Por Redacao

Como fazer carne seca de qualidade é a sua grande dúvida? Então, saiba que existem inumeras receitas com a carne seca que você pode reproduzir em casa.

Essa delícia também é conhecida na região Nordeste do Brasil como  jabá e trata-se de mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a um processo que a deixa bem salgada, e elas é empilhada em lugares secos, para desidratação e melhor conservação. São muito consumidas em receitas de Norte, Nordeste e Sul do Brasil.  Não é raro a utilização dos termos “carne seca”, “charque” e “carne de sol” para falar sobre essa mesma delícia, mas saiba que eles tem diferenças entre si que vamos explicar.

Como fazer carne seca
Como fazer carne seca – Aprenda a prepara a carne seca e a fazer uma deliciosa receita desta carne com batata (Foto: Divulgação)

Como fazer carne seca

Fazer a carne seca parece complexo, mas na verdade é bem simples. Muitas pessoas confundem a carne seca com o charque e a carne de sol. A carne seca é colocada manualmente em pouca salmoura, empilhada e exposta por pouco tempo ao sol; o produto final mantém algumas características do corte original.

No charque, a salga e exposição ao sol são intensos, as mantas são praticamente enterradas em sal e expostas ao sol por dias; o produto final tem suas qualidades sensoriais muito alteradas.

Aprenda a fazer a carne seca estilo charque em casa

Já a carne de sol é preparada artesanalmente, com peças interiças e não sob a forma de mantas; também leva menos sal que as outras carnes dessecadas e apesar do seu nome, é deixada em locais cobertos e bem ventilados para desidratação; também é um produto perecível e deve ser mantido sob refrigeração.

Mode de fazer um deliciosa carne seca

Veja abaixo como fazer carne seca:

Cubra com sal em todas as partes da carne. Deixe na geladeira por 3 dias trocando o sal a cada 24 horas. Após esse tempo limpe a carne para remover o sal.

  • Como dessalgar a carne:

A primeira coisa a fazer é lavar bem a carne em água corrente. Nas embalagens pequenas de 500g, normalmente a carne já vem cortada em duas ou três partes. Se você comprar mais carne ou pedaços maiores, é bom antes de qualquer coisa, cortar em cubos menores. Coloque a carne numa bacia e cubra com água. Deixe a água dormir na geladeira por 24h.

  • Como cozinhar a carne:

Coloque a carne já dessalgada na panela e cubra com água. Para cada 500g, cozinhe durante 30 minutos na pressão.

  • Como desfiar a carne:

 Se a carne não estiver cortada em cubos, faça isso e também retire o excesso de gordura. Coloque alguns pedaços no liquidificador e bata rapidamente. Retire a carne que já está desfiada e coloque outros pedaços para desfiar. Você também pode desfiar a carne colocando os cubos cozidos na batedeira ou com garfos.

Agora que você já sabe como fazer a carne seca em casa é só colocar essa delícia em receitas no seu dia a dia para que a família toda possa apreciar. Confira muitas receitas que levam a carne seca em sua composição:

Como tirar o excesso de sal da carne seca

Antes de fazer qualquer receita com carne de sol aprenda a remover o excesso de sal da carne seca:

Receita de carne seca com batatas

Agora que você já sabe como fazer carne seca, uma boa ideia é investir em receitas deliciosas como esta com batatas coradas, confira:

Ingredientes

  • 500 g de carne seca
  • 500 g de batata descascada, cozida e cortada em pedaços
  • 1 cebola grande em rodelas
  • 4 tomates picados
  • 1 pimentão verde grande em fatias
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 xícara de salsa picada
Modo de preparo:
  1. Cortar a carne seca em pedaços médios (8 cm x 4 cm)
  2. Colocar de molho na véspera
  3. Trocar a água duas vezes
  4. No dia seguinte cozinhar a carne seca por 30 minutos ou até que fique macia na panela de pressão com água e reserve
  5. Cozinhar as batatas na mesma água que cozinhou a carne seca
  6. Em uma frigideira com bastante óleo, frite a carne seca e reserve escorrendo no papel absorvente
  7. Em uma outra panela, frite as batatas até que fiquem bem coradas e reserve escorrendo no papel absorvente
  8. Em uma frigideira, frite as cebolas e os alhos
  9. Acrescente o tomate e deixe refogar bem
  10. Acrescente o pimentão, a salsa, um pouco de água e abafe para fazer o molho

Como montar o prato:

  1. Arrume as batatas coradas no fundo do prato, a carne seca por cima e regue o molho
  2. Sirva com arroz branco

Veja essa receita de carne seca com batata:

Receita de carne seca com cebola tostada

Ingredientes:

– 1 kg de carne seca

– água

– 3 cebolas grandes (cortadas em fatias grossas)

– 5 dentes grandes de alho (socados)

– 50 g de margarina

Modo de fazer:

Coloque a carne seca picada em uma panela com água que cubra toda a carne. Deixe levantar a fervura desligue o fogo e jogue a água fora. Repita a operação mais umas três vezes. Depois coloque água quente sobre a carne seca e deixe cozinhar até ficar bem macia. Deixe a água secar e acrescente a manteiga e misture bem para que envolva toda a carne seca. Coloque o alho picado e deixe no fogo até fritar junto a carne. Acrescente a cebola e deixe fritar até pegar um leve dourado. Quando ocorrer desligue o fogo e sirva quente.

Você também pode seguir essa receita simples da Rita Lobo:

Receita de  Arroz Carreteiro com carne seca

Ingredientes:

– 7 xícara(s) (chá) de água fervente

– 1 unidade(s) de cebola ralada(s)

– 3 xícara(s) (chá) de arroz cru

– quanto baste de sal

– 2 colher(es) (sopa) de óleo de soja

– 2 dente(s) de alho picado(s)

– 1 kg de carne seca

Modo de fazer:

Dessalgue a carne seca colocando de molho na água fria por 12 horas trocando a água de vez em quando. Deixe na geladeira. Depois de dessalgada a carne coloque em uma panela para cozinhar até que fique bem macia, depois desfie a carne.  Coloque uma panela no fogo com óleo e acrescente o alho picado e a cebola para refogar e em seguida coloque a carne seca desfiada. Coloque o arroz e mexa muito bem para que se misture e fique com o sabor da carne. Coloque a água e baixe o fogo deixe até que o arroz esteja cozido. Na hora de servir acrescente salsinha picada por cima do carreteiro. Sirva enquanto o arroz estiver úmido.

Receita de Escondidinho de Carne Seca

Ingredientes:

– 3 colheres de sopa de salsinha picada

– 500 gr de carne seca

– pimenta do reino moída

– 1 kg de mandioquinha

– 1/2 xícara de leite

– 1 colher de sopa de manteiga

– 1 xícara de parmesão ralado grosso

– 1 ovo

– 3 dentes de alho picado

– 1 colher de chá de sal

– 1 cebola grande picada

Modo de fazer:

Dessalgue a carne seca colocando de molho e fazendo a troca da água a cada 2 horas. Depois disso faça um picadinho da carne seca.  Coloque em uma panela de pressão ¼ da cebola que já está picada e um dente de alho, acrescente a carne seca e use pimenta do reino moída para temperar a carne. Depois de refogada cubra tudo com água tampe a panela de pressão e deixe no fogo alto até que comece a ferver. Depois baixe o fogo e deixe ferver na pressão por meia hora.  Enquanto a carne cozinha retire a casca da mandioquinha e coloque na água com sal a gosto para cozinhar. Deixe ao ponto de ficar bem mole como no ponto de um purê. Deixe escorrer a mandioquinha e depois acrescente o leite quente e a manteiga, depois amasse com um garfo e acrescente o ovo sempre mexendo de forma vigorosa. Reserve.

Quando já tiver cozido a carne seca na panela de pressão retire a tampa e desfie a carne. Coloque para refogar o que sobrou da cebola e do alho acrescente a carne desfiada, 2 colheres do caldo que se formou dentro da panela do cozimento da carne, misture bem coloque a salsinha e desligue o fogo.

Montagem: coloque em um prato uma camada de purê de mandioquinha, outra de carne seca e por último o restante do purê de mandioquinha. Para terminar acrescente o parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.  Sirva quente.

Veja essa receita em vídeo de Escondidinho de Carne Seca do Tudo Gostoso:

Recomendado para você
Comentários
  1. Valdeci disse:

    Parabéns pelas receitas de carne seca, me ajudou muito ,só aqui encontrei receitas variadas com a carne seca,amei!Você tem a receita de carne seca com pirão de leite?

  2. Karla disse:

    Receita muito interessantes essa Valdeci. Dentro de alguns dias estaremos com essa receita em nosso portal. Fique atento com as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *