terça-feira, 9 de agosto de 2022 - 09/08/2022 10:52:20
MundodasTribos

O que é o Herpes Zoster

O Herpes Zoster vem da reativação do vírus da Varicela. Primeiramente, a pessoa se infecta com o vírus e desenvolve a varicela, ou seja, catapora. Surgem os sinais e sintomas característicos, que são cansaço, mal estar, dor de cabeça, aparecimento de lesões avermelhadas na pele, febre, coceira nas lesões, evoluindo, posteriormente, para a cura. Essa doença é muito frequente em crianças, sendo que pode ser muito mais complicada quando ocorre em adultos.

Após anos da primeira infecção, o vírus ainda permanece no organismo e pode se reativar, causando novos sinais e sintomas. Porém, quando isso ocorre, os sinais e sintomas são locais, diferente da primeira apresentação da varicela.

Nesse segundo momento é comum apresentar febre, dor de cabeça, mal estar, dor local intensa, formigamento, calor na região afetada, queimação e aparecimento de pequenas bolhas vermelhas. Esses sinais se localizam em uma linha do corpo, que corresponde a uma raiz nervosa. O vírus tem avidez por nervos, e, por isso, segue as raízes nervosas, formando uma linha de bolhas avermelhadas no corpo, característica da doença. O local mais acometido é o tórax.

Geralmente ataca os nervos que ficam entre as costelas, em direção horizontal, e o nervo trigêmeo da face, a partir da orelha. Os sintomas podem durar de quatro a seis semanas, mas a dor permanece por muito tempo, meses ou até anos.

A infecção na criança

O Herpes Zoster é mais comum nos adultos. Acometendo pessoas com a imunidade baixa, como portadores de HIV ou tumores. Porém, crianças também podem apresentar essa manifestação viral. Quando isso ocorre é importante investigar a causa, que pode ser, também, baixa imunidade.

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico, o médico leva em conta, principalmente, o quadro clínico epidemiológico. Laboratorialmente o vírus pode ser isolado das lesões vesiculares durante os primeiros 3 a 4 dias de aparecimento da erupção.

Tratamento

Não existe um tratamento imediato para esse tipo de Herpes. Os medicamentos são dirigidos para a diminuição da etapa aguda que normalmente dura uma semana. Para isso, é usado xarope ou comprimidos que têm capacidade de diminuir notavelmente a duração dos sintomas.

Porém, é importante lembrar que se não excluir a causa, que normalmente é a baixa imunidade, a doença pode se manifestar repetidas vezes ao longo de toda a vida do indivíduo.

Existem cremes antivirais, mas eles não são efetivos contra a doença. Em alguns casos pode ser necessário o uso de antibióticos, quando a risco de outras infecções.


O conteúdo "Herpes Zoster também pode afetar crianças" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em .

1

Pode ser do seu interesse

As diferenças entre couro sintético e natural

As diferenças entre couro sintético e natural

Cortes de cabelos EMO feminino 2013, tendências

Cortes de cabelos EMO feminino 2013, tendências

Depressão leve também pode ser tratada com antidepressivos

Depressão leve também pode ser tratada com antidepressivos

Acupuntura para Ansiedade

Acupuntura para Ansiedade

Roupas indicadas para fazer ioga

Roupas indicadas para fazer ioga

Botas Via Marte Coleção Outono-Inverno 2017-2018

Botas Via Marte Coleção Outono-Inverno 2017-2018