Como evitar stress entre pais e filhos

Como evitar stress entre pais e filhos? Infelizmente é natural que em algumas famílias haja tensão entre pais e filhos, tanto novos quanto mais…

Por Redacao em 22/10/2014

Como evitar stress entre pais e filhos? Infelizmente é natural que em algumas famílias haja tensão entre pais e filhos, tanto novos quanto mais velhos. Isso pode começar cedo e pode ser levado para a vida toda, por isso é importante saber evitar e criar laços de confiança, amor, ternura e cumplicidade entre cada um da família para com o outro. Com a rotina muitas vezes apertada, um chefe abusivo, muitas contas para pagar, os pais podem, sem querer é claro, descontar seu estresse nos seus filhos e a partir daí gerar uma relação complicada entre os mesmos.

Como evitar stress entre pais e filhos- O estresse trás muitos problemas tanto para quem o sente para quem o cerca (Foto: Divulgação)

Como evitar stress entre pais e filhos

Algumas famílias não conseguem manter o equilíbrio por diversas razões: pouco tempo de dedicação dos pais aos filhos, filhos com muitas atividades durante o dia e por aí vai. Evitar o estresse no lar deve começar dentro de cada indivíduo que vive nele. Alguns conseguem entender que sua parte é fundamental nesse processo, outros nem tanto.  Isso pode incluir engolir alguns sapos para não levar tudo a ponto de bala e acabar criando uma discussão que quebre toda a harmonia da casa.  Confira abaixo dicas de como evitar stress entre pais e filhos:

É preciso criar um lar de amor, carinho e compreensão para o bem estar de todos que moram nele (Foto: Divulgação)

  • A criança precisa da ajuda de adultos para que cuide do seu corpo com alimentação e aprendizagem, mas se não houver um ambiente acolhedor e com afeto e amor não é possível se desenvolver plenamente e com saúde. Pais estressados podem deixar de demonstrar carinho aos seus filhos.
  • O amor é tão essencial para seu filho quanto uma boa alimentação com as vitaminas e proteínas necessárias que o corpo necessita para funcionar adequadamente.  Converse com seus filhos abertamente. Não guarde mágoas ou segredos nem evite assuntos delicados. Fale tudo, mas escolha a hora certa.

Preste atenção ao seu filho para ver se o estresse dele não é causado por outros fatores externos (Foto: Divulgação)

  • Imponha limites, mas sempre converse e explique os motivos das regras. Dizer “não” “por que não” não é nada agradável e causa muita mágoa no seu filho.
  • Elogie, incentive e confie em seus filhos para que eles adquiram segurança em si mesmos
  • Mantenha distância quando seu filho estiver mal-humorado. Deixe-o tranquilo e respeite sua intimidade.

Estresse infantil como identificar

Você sabia que seu filho pode estar sofrendo de estresse infantil? As causas podem ser diversas, mas o relacionamento em casa é muito importante pois pode melhorar ou piorar o caso. As vezes uma criança estressada não age como e estivesse “estressada”, ou seja, brava com tudo e todos. Ela pode parecer deprimida ou distante, ou com sintomas físicos como diarreias, náuseas, dores de cabeça e de estômago, além de distúrbios do sono.

Quando o estresse é prolongado ele afeta o sistema imunológico, reduzindo a resistência da criança e tornando-a vulnerável a ao desenvolvimento de infecções e de doenças contagiosas. Em virtude do enfraquecimento do organismo, doenças que permaneciam latentes podem ser desencadeadas. Úlceras, asma, diabetes, problemas dermatológicos, alergias, bronquite e obesidade podem surgir

Conversar com seu filho é essencial (Foto Divulgação)

Aprender a ouvir os próprios filhos é a melhor forma de perceber diferentes tipos de alterações. Evitar o estresse infantil consiste também em seguir as dicas de como evitar stress enter pais e filhos por que uma criança que sofre bullying na escola ou tem uma rotina cheia e estressante, ao chegar em casa e se deparar com um lar cheio de nervosismo, realmente pode piorar ou ser a própria causa de tudo.

 

 

Top