Como escolher sua base de acordo com tipo de pele

A base é um dos produtos que preparam a pele para que esta receba a maquiagem. Se tal preparo não for perfeito, sombras, pós…

A base é um dos produtos que preparam a pele para que esta receba a maquiagem. Se tal preparo não for perfeito, sombras, pós e blushes poderão não surtir o efeito desejado. Nesta fase de preparação, é preciso observar certas características dos produtos, para que eles realmente sejam eficazes. Eles devem ter relação com o meio onde serão colocados. No caso, deve-se escolher a base de acordo com o tipo de pele. Assim, a eficácia do produto estará garantida, sendo mais visível.

Os tipos de base existem por uma razão. Por isso, deve-se observara o tipo de pele, antes de escolher o produto (Foto: Divulgação)

Tipos de base e a pele

Há muito tempo, existiam apenas bases líquidas. Porém, de alguns anos para cá, a indústria de cosméticos investiu na formulação de produtos que se adequassem aos diferentes tipos de pele, afinal, cada um deles tem suas características. De acordo com esta observação, foram criados outros tipos de base, com texturas que se harmonizam com a pele, dando a ela um aspecto natural. A base em bastão, por exemplo, é eficaz em todos os tipos de pele. Porém, ela é mais adequada aos detalhes finais da maquiagem.

A base também deve ser próxima ao tom da pele, pois em conjunto com o pó, darão uniformidade a ela (Foto: Divulgação)

Quem tem pele normal, que tende à oleosa, por sua vez, deve dar preferência às bases em pó, pois elas dão homogeneidade à cor do rosto, enquanto neutralizam, suavemente, a sua oleosidade. Este tipo de pele também se adapta melhor às bases com textura mousse. Já a base líquida umidifica, levemente, o rosto, sendo mais adequada a mulheres que tenham pele secas ou normais. Neste caso, a base em spray também proporciona ótima cobertura, de forma bastante natural. Para finalizar, pessoas com manchas no rosto podem apostar em bases compactas, pois elas têm uma cobertura mais firme e duradoura.

Leia Também:  Customizar colete jeans: dicas, passo a passo

Cor da pele e a base ideal

Este é, sem dúvida, o aspecto mais importante a ser observado. A cor da base deve ser semelhante à cor da pele de cada mulher. Quem é que nunca viu, nas internet, imagens de celebridades que foram vítimas de erros de maquiadores, passando por situações constrangedoras, com manchas no rosto? Também é comum ver pessoas extremamente bronzeadas, com a pele do rosto maquiada em tom diferente. Quem é branquinha, mas tomou bastante sol no corpo, poupando o rosto, deve considerar isso, na hora de se maquiar. Não é somente o pó que irá dar cor à pele, mas a base também. 

Tom bege, levemente rosado, é ideal para peles branquinhas (Foto: Divulgação)

A base para pele branca precisa ser bege, com nuances rosadas. Já as peles morenas e negras combinam com bases em tons marrons, mas não acinzentados. As morenas claras, por sua vez, podem apostar numa base média, levemente amarelada. Esta cor também é indicada, finalmente, para mulheres com pele amarelada; no caso, as orientais.

Na hora de escolher a base, é indicado considerar os pontos expostos, acima. Assim, não se erra na cor, nem na textura do produto.

Veja também: Blush para pele morena, dicas

Escolha, corretamente, a cor da sombra: Sombras adequadas para cada tom de pele

Top