Como escolher sapato de acordo com a ocasião

Na hora de escolher sapatos, é importante saber se eles realmente combinam com a ocasião em que serão usados. Isso porque eles são como…

Na hora de escolher sapatos, é importante saber se eles realmente combinam com a ocasião em que serão usados. Isso porque eles são como as roupas; junto a elas e aos acessórios, os sapatos completam o look. Sabemos que, na moda, existe um código, para determinados eventos. É claro que, para um descomprometido passeio, ninguém irá se vestir, de acordo com regras. Mas existem eventos que pedem certos tipos de vestimenta e nisso também estão incluídos os calçados. Sem nos concentrarmos apenas em acontecimentos formais, vamos falar um pouco sobre como escolher sapatos de acordo com a ocasião, citando algumas mais comuns.

Para uma ocasião, existem inúmeros modelos que combinam (Foto: Divulgação)

Sapatos para ocasiões informais

Inúmeras são as ocasiões informais. Pode ser um passeio pelas ruas, a ida a uma sorveteria, as aulas da faculdade, idas ao supermercado, etc. Tais momentos pedem sapatos confortáveis e sem muitos adornos. Neste sentido, sapatilhas e outros modelos sem saltos são ótimos. Um exemplo válido é o modelo Sliper, que está em alta e que cai bem, em inúmeras ocasiões. Para quem não abre mão de um saltinho, nem para ir à rua, pode-se apostar nos modelos que têm saltos bem baixos, já que não fazem ninguém sofrer. O sapato para ir à faculdade, por exemplo, também pode ser escolhido, segundo estas dicas. Há mulheres que preferem frequentar as aulas, usando saltos. Neste caso, a dica é procurar usar um sapato que não seja chamativo demais, afinal, ninguém vai a uma festa. Procure por modelos simples, como scarpins, peep toes mais delicados, porém sem muitos adornos.

Calçados baixos são ótimos para o dia a dia, como sapatilhas e Slipers (Foto: Divulgação)

Sapatos para ocasiões formais

Estes merecem mais atenção. Geralmente, são necessários a um casamento, uma festa ou ocasiões semelhante, para as quais sempre há códigos de vestimenta. As sandálias são muito usadas, nestes casos. Entretanto, os sapatos também o são. Seja com vestidos curtos ou longos, com saias ou conjuntinhos elegantes, os sapatos para festa devem ser sofisticados e delicados.

Formalidade exige sapatos mais sofisticados (Foto: Divulgação)

Os sapatos para ocasiões formais não podem ser grosseiros. Em relação ao couro, por exemplo, é preferível que este seja simples, liso. Muito se deve aos vestidos. Como são trajes mais elaborados, exigem sapatos igualmente elegantes. Eles podem conter brilhos, aplicações em pedrarias e outros detalhes que os tornem sofisticados. Também é melhor que tenham bico fino e saltos maiores (e finos). Por isso, scarpins, peep toes, mules e afins são os mais indicados, pois fazem boas combinações com inúmeros modelos de roupas sociais. O importante, nestas ocasiões, é que os pés fiquem delicados e por isso, saltos ou bicos quadrados podem não ser ideais.

Leia Também:  Conheça as novas cores de esmaltes Ana Hickmann

Veja mais dicas: Sapatos: como escolher de acordo com a ocasião

Aprenda a escolher saltos: Sapatos de salto alto: como escolher

Top