Como escolher o buquê de noiva

Como escolher o buquê de noiva

Saiba como escolher o buquê de noiva, um item indispensável na produção para o casamento. Há muitos modelos de arranjos que podem complementar o…

Por Isabella Moretti em 13/11/2014

Saiba como escolher o buquê de noiva, um item indispensável na produção para o casamento. Há muitos modelos de arranjos que podem complementar o visual da noiva, que se distinguem com relação às cores, espécies de flores, formatos e acabamentos.

Como escolher o buquê de noiva. (Foto: Divulgação)

O buquê nada mais é do que um pequeno arranjo usado pela noiva no dia do seu casamento. Ele é essencial para a montagem do look e também tem uma simbologia muito importante na tradição do casamento.

Tudo indica que o buquê surgiu na Grécia Antiga, só que ele não era confeccionado com flores, tal como conhecemos hoje. Na Antiguidade, ele era feito com ervas e grãos. O alho também era muito utilizado, com o objetivo de espantar mau-olhado.

Saiba mais: Melhores Flores para Bouquet de Noiva

Como escolher o buquê de noiva?

Acompanhe a seguir alguns fatores que precisam ser considerados na hora de escolher o buquê de noiva ideal:

Significado das flores

Antes de encomendar o buquê, é muito importante conhecer o significado de cada espécie de flor. A azaleia é o símbolo do romance, o copo-de-leite está relacionado à pureza e felicidade, o girassol simboliza a vida e o jasmim transmite a ideia de amor. Existem muitas outras plantas com significados especiais que podem tornar o seu buquê mais interessante.

Mulheres baixinhas devem escolher buquês menores. (Foto: Divulgação)

Características físicas da noiva

Se você não sabe como escolher buquê de noiva, então vale a pena prestar atenção nas características físicas. As mulheres baixinhas devem optar pelas flores pequenas e delicadas, além do que o buquê também deve ter um formato arredondado. Já as mulheres mais altas combinam com arranjos com formato de cascata e flores grandes.

O tom de pele é outro fator que influencia na escolha do buquê ideal. As noivas morenas ficam mais bonitas quando carregam um buquê com cores vivas, como é o caso do amarelo. Já as loiras devem apostar em tons mais delicados e suaves, como é o caso dos tons pastel e do branco.

O buquê cascata combina com mulheres altas. (Foto: Divulgação)

Estação e Horário da cerimônia

O buquê deve estar de acordo com o horário da cerimônia de casamento e também com a época do ano. No verão, vale à pena apostar nos tons mais claros e refrescantes, principalmente aqueles que rementem a natureza. Já no inverno, as cores sofisticadas representam a principal aposta, como é o caso do vinho.

Em cerimônias diurnas, o buquê deve ser pequeno e discreto. Já a noite, o recomendado escolher um arranjo mais elaborado, ou seja, composto por flores sofisticadas.

Um buquê clássico com flores brancas. (Foto: Divulgação)

Personalidade

Se a noiva tem um estilo mais tradicional, então deve adotar um buquê conservador, ou seja, com flores brancas e delicadas. Por outro lado, se ela for mais moderna e com personalidade forte, pode se sentir à vontade para usar um buquê com cor mais forte, como roxo e vermelho.

Você ainda tem dúvidas sobre como escolher o buquê de noiva? Então assista ao vídeo a seguir e confira mais dicas:

Top