Como escolher a tinta para fachada da casa

A fachada se destaca como a apresentação de uma residência. Ela precisa ser bonita, conservada, segura e valorizar as preferências dos moradores. Existem diferentes…

A fachada se destaca como a apresentação de uma residência. Ela precisa ser bonita, conservada, segura e valorizar as preferências dos moradores.

Diferentes fatores precisam ser levados em conta para escolher a tinta da fachada. (Foto:Divulgação)

Existem diferentes tipos de fachadas residenciais, que se distinguem principalmente com relação à arquitetura. A frente da casa pode apresentar um visual mais moderno ou preservar traços antigos. Características como cores, paisagismo e materiais de construção também são essenciais quando se trata do projeto de uma fachada.

A pintura da fachada

Algumas pessoas, interessadas em reformar a fachada da casa, resolvem apostar em uma nova pintura. No entanto, os produtos usados no acabamento precisam ser bem escolhidos, caso contrário a propriedade ficará vulnerável aos agentes externos, como chuva, sol e vento.

Se o morador quer que a sua casa obtenha destaque na rua, então ele deve pintar a fachada com uma cor vibrante e forte. Contudo, antes de fazer uma mudança radical, é importante conversar com um arquiteto e pesquisar sobre as principais tendências do setor.

A cor da fachada precisa valorizar o estilo arquitetônico. (Foto:Divulgação)

Antes de pintar a fachada também é importante conhecer os principais tipos de tintas e as diferenças entre eles.

Tintas indicadas para fachada da casa

Na hora de escolher um tipo de tinta para pintar a fachada, é importante considerar mais do que simplesmente a cor que mais combina com o estilo arquitetônico. O responsável pela obra precisa buscar o produto que cumpra a função de proteger a estrutura, assegurando resistência e durabilidade.

A fachada residencial é uma área externa que sofre continuamente com a exposição. Desta forma, a tinta escolhida para pintar a superfície precisa suportar as mais variadas condições climáticas, como umidade, poluição e salinidade. Se o produto não for de boa qualidade, a fachada ganha um aspecto envelhecido em pouco tempo.

Continuar Lendo  Truques de beleza com o secador de cabelo

As tintas com melhor custo/benefício para pintar as fachadas são as acrílicas e as minerais. Quando aplicadas de forma correta, elas garantem um bom recobrimento e durabilidade.

A tinta acrílica e a mineral são as mais indicadas. (Foto:Divulgação)

A tinta látex acrílica é vantajosa porque tem baixa toxidade, não polui o meio ambiente, pode ser usada sobre a argamassa, a cerâmica não vitrificada, o gesso, entre outras tantas superfícies. O acabamento tem pouco cheiro, garante secagem rápida e uma enorme variedade de cores. É importante tomar cuidado para não aplicar a tinta acrílica sobre a parede externa úmida, caso contrário o resultado da pintura pode ser comprometido com bolhas.

O uso de tinta mineral também tem suas vantagens, afinal, o produto é isento de toxidade, pode ser usado sobre superfícies lisas e texturizadas, pode ser aplicado em parede úmida e tem vida útil de 10 anos. A secagem da tinta mineral costuma se mais demorada e a cartela de cores é limitada.

Top