Como ensinar boas maneiras para crianças

Atualmente, as crianças estão perdendo aquelas boas maneiras que aprendemos a ter desde pequenos. Isso vem acontecendo porque alguns pais não têm tempo para…

Por Editorial MDT em 19/12/2011

Com uma boa conversa, as crianças compreendem o que é ter "boas maneiras". (Foto: divulgação)

Atualmente, as crianças estão perdendo aquelas boas maneiras que aprendemos a ter desde pequenos. Isso vem acontecendo porque alguns pais não têm tempo para educar os seus filhos em casa, passando essa obrigação para as escolas, que não têm esse tipo de obrigação para com as crianças. Portanto, elas ficam perdidas e sem as boas maneiras, que são tão importantes para o bom desenvolvimento delas até a vida adulta. Por isso, dedique um pouco do seu tempo para ensinar aos seus filhos as boas maneiras.

Primeiro, saiba que será necessário um pouco de paciência, pois as crianças são, por natureza, inquietas e se esquecem rapidamente do que aprenderam. Sendo assim, você terá que ser muito insistente para ensiná-las.

Para tanto, você terá que ser o espelho delas, já que elas imitam o que os adultos fazem. Portanto, tenha sempre boas maneiras para que os seus filhos aprendam com o seu comportamento, porque é muito mais fácil aprender vendo o outro fazer que apenas ouvir e repetir o que foi dito.

As palavrinhas mágicas “Obrigado(a)” e “Por favor” são as primeiras a serem ensinadas, porque elas farão parte da rotina diária das crianças. Portanto, sempre que elas lhe pedirem algo, peça para que digam as palavrinhas mágicas. Enquanto não disserem, não lhes dê o que pedem. Com o tempo, elas se tornarão tão naturais que os seus filhos nem pensarão antes de dizê-las.

Um momento definitivo no aprendizado das boas maneiras é o do cumprimento. Geralmente, as crianças são tímidas e não olham nos olhos e algumas, nem dizem “olá”. Portanto, ensine os seus filhos a cumprimentarem as pessoas olhando-as nos olhos e a dizerem “olá, tudo bem?” No começo, poderá ser difícil para eles, mas com o tempo, eles vão se adaptando e o gesto se tornará normal.

As crianças devem cumprimentar os outros olhando nos olhos. (Foto: divulgação)

Outras palavras importantes são “com licença”. Muitas crianças, quando estão assistindo televisão ou quando precisam passar por algum lugar, simplesmente empurram ou dizem “sai da frente” para a pessoa que está atrapalhando a sua visão ou o seu caminho. Desse modo, ensine-as a serem educadas dizendo essas gentis palavras.

Na hora das refeições, as crianças não têm muita paciência para permanecerem à mesa após terminar de comer. Sendo assim, ensine-as a perguntarem “posso me retirar?”. Assim, elas poderão sair da mesa e brincar à vontade.

Portar-se bem à mesa é essencial para uma criança com boas maneiras. (Foto: divulgação)

Sempre que possível, converse com os seus filhos sobre a importância de se ter boas maneiras. Elas serão muito úteis tanto na escola quanto no trabalho ou em qualquer lugar que eles forem. Por isso, dedique um pouco do seu tempo para ensinar seus filhos, transformando-os em pessoas melhores para o mundo.

Top