Saiba como prevenir melasmas

Ter uma pele uniforme e radiante é o que todos buscam. Infelizmente, um problema bastante frequente são as manchas escuras que aparecem no rosto, chamadas de melasma, e que representam sério problema estético, especialmente entre as mulheres. Fique por dentro do assunto e saiba como prevenir melasmas.

Veja algumas dicas de como manter a pele uniforme e livre de manchas. (Foto: divulgação)

O que é um melasma

Os melasmas são manchas de tamanhos e formas variadas, com coloração acastanhada e que se localizam na face. Seu surgimento está relacionado a fatores hormonais, como o uso de pílula anticoncepcional e gestação (quando recebem o nome de cloasma gravídico), e são desencadeadas pela exposição da pele ao sol.

O problema afeta principalmente as mulheres, mas também pode acometer alguns homens, pois além dos fatores hormonais, também estão envolvidos alguns fatores intrínsecos, como tendência genética em desenvolver a doença e características raciais.

O depósito do pigmento cutâneo pode ocorrer em diferentes níveis de profundidade da pele, o que determina o tipo de melasma:

  • Melasma epidérmico: é o mais superficial e que, por isso, responde melhor e de forma mais rápida ao tratamento;
  • Melasma dérmico: é profundo e mais difícil de ser tratado;
  • Melasma misto: é a junção das duas formas anteriores e responde parcialmente ao tratamento.

É importante ressaltar que o melasma pode afetar pessoas com qualquer tom de pele, mas quanto mais clara, maiores as chances de ficar com manchas aparentes, uma vez que peles escuras são naturalmente mais protegidas do sol.

O melasma é um problema que afeta principalmente as mulheres. (Foto: divulgação)

Como prevenir o melasma

Confira algumas dicas para prevenir melasmas e ter sempre uma pele uniforme e livre de manchas. Essas dicas são especialmente importantes para quem faz isso de qualquer método anticoncepcional hormonal ou que está gestante:

  • Evite se expor ao sol nos períodos do dia em que ele está mais forte;
  • O uso do protetor solar é mandatório, e o creme deve ser reaplicado pelo menos duas vezes ao longo do dia;
  • Se for realizar alguma atividade ao ar livre, como caminhar ou passear em locais abertos como praias e clubes, aposte no uso de bonés, chapéus e óculos de sol;
  • Tente lavar o rosto, pelo menos três vezes por semana, com um bom esfoliante facial, capaz de remover as células mortas e deixar a pele sempre bem iluminada;
  • Manter a pele sempre bem hidratada é uma forma de torna-la mais resistente às manchas;
  • No caso de quem usa pílula anticoncepcional, vale a pena conversar com o médico e analisar a possibilidade de substituir o método por outro com baixa dosagem de hormônios.

O uso do protetor solar é fundamental para prevenir manchas. (Foto: divulgação)

Os melasmas são problemas estéticos que acometem a pele do rosto, capazes de afetar especialmente do público feminino. Felizmente essas manchas podem ser facilmente prevenidas com algumas medidas simples, porém eficientes.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply