Como emagrecer sem fazer dietas

Como emagrecer sem fazer dietas? Confira, a seguir, algumas maneiras de perder aqueles quilinhos a mais sem a necessidade de encarar dietas rígidas e…

Por Andre em 19/05/2016

Como emagrecer sem fazer dietas? Confira, a seguir, algumas maneiras de perder aqueles quilinhos a mais sem a necessidade de encarar dietas rígidas e complicadas. Para emagrecer, você só precisa ter persistência e força de vontade, além de se alimentar de forma correta. Outra dica importante para quem quer emagrecer sem precisar fazer dietas é praticar atividades físicas.

Como emagrecer sem fazer dietas (Foto Ilustrativa)

Como emagrecer sem fazer dietas (Foto Ilustrativa)

Dieta da sopa, dieta da proteína, dieta da luz, dieta detox, etc. Não faltam opções de dietas para emagrecer, algumas delas bastante restritivas e que podem levar a vários problemas de saúde, devido ao corte inadequado de nutrientes.

Ao invés de optar por dietas milagrosas, você pode apostar em outras maneiras de emagrecer. E quais são elas? É o que vamos conhecer abaixo.

Vantagens e desvantagens das dietas

Como emagrecer sem fazer dietas

Fazer caminhadas diariamente é ótimo para perder peso (Foto Ilustrativa)

Fazer caminhadas diariamente é ótimo para perder peso (Foto Ilustrativa)

Uma das principais maneiras de como emagrecer sem fazer dieta é fazendo várias refeições ao dia, em pequenas quantidades. Com isso, o organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem alimentar e, assim, não precisará estocar calorias. Uma opção interessante é fazer seis pequenas refeições diárias, seguindo um cardápio balanceado.

Algo que você também pode fazer é deixar o sedentarismo de lado e praticar atividades físicas. Faça caminhadas pelo menos três vezes por semana, troque o elevador pela escada e use o carro menos vezes, indo a pé aos compromissos mais próximos. Matricular-se na academia é outra boa alternativa.

As dietas mais perigosas para o corpo

Diminuir o consumo de açúcar também ajuda (Foto Ilustrativa)

Diminuir o consumo de açúcar também ajuda (Foto Ilustrativa)

Diminuir o consumo de doces é outro jeito de emagrecer sem investir em dietas rígidas. O açúcar é um dos principais vilões da vida saudável, por isso é preciso evitá-lo ao máximo. Para quem não dispensa um docinho, a dica é deixá-lo para a sobremesa, em pequenas quantidades.

Outra dica é mastigar bastante os alimentos, durante as refeições. Estudos mostram que quanto mais tempo você passa mastigando, menos calorias irá ingerir. A mastigação correta também permite triturar bem os alimentos e aproveitar todos os nutrientes, além de possibilitar o aumento da saciedade.

Outras formas de perder peso sem dieta

Outra dica é fazer várias pequenas refeições ao longo do dia (Foto Ilustrativa)

Outra dica é fazer várias pequenas refeições ao longo do dia (Foto Ilustrativa)

Alimentos termogênicos para emagrecer

Para quem deseja perder peso mas não quer fazer dieta, outras dicas são:

  • Consuma mais fibras, pois elas dão saciedade, eliminam toxinas e estimulam o funcionamento do intestino.
  • As amêndoas são ótimas para enxugar gordura, por isso, inclua-as no cardápio diário (sem exageros).
  • Aposte nos alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo.
  • Perda de sono e ganho de peso estão diretamente relacionados. Portanto, durma bem todos os dias.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Boa alimentação deve estar aliada as atividades físicas (Foto Divulgação: MdeMulher)

Boa alimentação deve estar aliada as atividades físicas (Foto Divulgação: MdeMulher)

Dietas restritivas

Muitas pessoas, quando querem emagrecer rápido, para ir a uma festa e poder usar aquele vestido dos sonhos, apela para as dietas restritivas. É claro que o resultado vem logo, mas o que ninguém conta é que esse tipo de dieta faz muito mal a saúde. Além de você correr o risco de passar mal deixa o corpo debilitado com carência de nutrientes que fazem muita falta. Antes de apelar para uma dieta restritiva faça uma análise em sua alimentação e tire tudo que contém calorias em excesso. Isso ajuda a emagrecer.

Exercitar-se ao ar livre é muito mais produtivo (Foto Divulgação: MdeMulher)

Exercitar-se ao ar livre é muito mais produtivo (Foto Divulgação: MdeMulher)

Exercícios para emagrecer

Vocês sabiam que os exercícios mais procurados para emagrecer são os aeróbicos? Confira as calorias que cada um deles queima:

Elíptico: até 400 calorias por hora;

Body pump: 500 calorias por hora;

Step: 500 calorias por hora;

Natação: 400 calorias por hora;

Hidroginástica: 500 calorias por hora;

Muay thai: 750 calorias por hora;

Spinning: 600 calorias por hora;

Correr na esteira: até 700 calorias por hora;

Zumba: até 800 kcal por hora.

Esses exercícios acima são exemplos que ajudam a emagrecer com mais rapidez, mas devem ser realizados, sempre, sob orientação de um profissional para que sejam realizados da forma correta sem causar danos à saúde com lesões nos músculos e nas articulações.

Para emagrecer e ficar com firmeza nos músculos a melhor maneira é intercalar entre exercícios aeróbicos e musculação. Dessa forma além de você emagrecer e conquistar uma saúde perfeita, você também poderá ficar com a pele firme por conta da musculação.

Exercitar-se ajuda a emagrecer com saúde (Foto Divulgação: MdeMulher)

Exercitar-se ajuda a emagrecer com saúde (Foto Divulgação: MdeMulher)

Exercícios físicos fazem bem para a saúde

Todo tipo de exercícios ajuda a emagrecer e a manter a forma, mas tem alguns que se destacam por proporcionar mais queima de calorias. Mas antes de ir a uma academia e começar a praticar atividades físicas, sem conhecer os seus limites, os limites do seu corpo, você deve consultar um médico para verificar sua saúde, se você está apto a fazer atividades físicas de esforço sem prejudicar seus músculos ou sua saúde.

Faça a atividade que mais da resultado ao seu biótipo (Foto Divulgação: MdeMulher)

Faça a atividade que mais da resultado ao seu biótipo (Foto Divulgação: MdeMulher)

Atividades físicas ao ar livre

Toda atividade física faz bem para a saúde do corpo e da mente e é preciso estar em sintonia para poder praticar as atividades e poder tirar o melhor proveito delas. As atividades físicas feitas ao ar livre são as melhores, pois proporcionam os melhores momentos, principalmente se for em lugares arborizados como os parques. Quem deseja emagrecer com mais rapidez poderá optar por praticar as atividades físicas todos os dias da semana. Só assim conseguirá melhor resultado.

Emagrecer não é só um desejo, mas um sacrifício

Para a maioria das mulheres emagrecer não é só um desejo, mas um grande sacrifício. Mal sabe elas que para emagrecer não é preciso fazer dietas restritivas, passar fome, se exercitar até a exaustão. Para emagrecer basta querer, ter foco e determinação. Nós somos aquilo que comemos, portanto é preciso fazer uma análise no tipo de alimentos que ingerimos para poder dar partida ao emagrecimento. Hoje em dia a maioria da população das grandes cidades está acima do peso, isso ocorre por conta dos alimentos rápidos e industrializados que são mais práticos e fáceis de carregar para a hora do lanche.

Cirurgia Bariátrica

Quando as pessoas não conseguem emagrecer através dos métodos convencionais fazendo dieta e atividades físicas elas procuram um especialista para fazer a cirurgia bariátrica. Esse tipo de cirurgia só é recomendado quando o paciente corre risco de vida, ou seja, possui outras doenças geradas pela obesidade. As pessoas que passam por essa cirurgia sabem que não poderão comer mais como antes, além de ser um processo doloroso pode causar problemas de saúde, como anemia constante, falta de ferro no organismo. Além disso a pessoa necessita estar fazendo periodicamente reposição de vitaminas.

Como resistir às tentações?

Quando a pessoa é gorda e quer emagrecer ela precisa ter consciência de que quer isso mesmo, colocar como prioridade a sua determinação e vontade de emagrecer para poder resistir às tentações do dia a dia. Parece que quanto mais você quer emagrecer, mais as pessoas oferecem guloseimas. Para evitar ter vontade de comer você deve se alimentar a cada três horas e comer frutas, oleaginosas, tomar suco, em fim fazer uma reeducação alimentar. Trocar as frituras por grelhados, as massas gordas por massa integral, entre outros.

Dormir bem ajuda a emagrecer

Isso mesmo, se você tiver uma noite de sono tranquila e dormir 7 horas vai notar a diferença ao acordar. Você fica mais disposto e não sente tanta fome. Essas pessoas que dormem bem tem maior tendência a perder peso, ou seja, o organismo fica mais estimulado e o pouco que fazem já consome gordura. Porém se você é daquelas pessoas que acorda no meio da madrugada para fazer um lanchinho, então você deverá esvaziar sua geladeira das guloseimas e deixar apenas frutas ou suco natural. Fazendo isso você vai notar a diferença.

Diminuir o consumo de sal faz bem e emagrece

O consumo de sal faz com que o corpo retenha líquidos e consequentemente fica maior. Quando você consumir menos sal e sódio vai notar a diferença, seu corpo vai ficar magro vai perder a barriga. Você sabia que boa parte do que você acha que é gordura, não passa de retenção de líquido no organismo? Os alimentos industrializados, salgados e os refrigerantes são os campeões em sódio que faz mal à saúde e retém líquido no organismo.

Adicione especiarias nos alimentos

Quando falo em especiarias me refiro a temperos, mas veja bem, devem ser temperos naturais, como pimenta, alecrim, hortelã, todos que você pode cultivar em uma hortinha em sua casa ou apartamento dentro de vasos. Eles realçam o sabor dos pratos e promovem maior saciedade fazendo com que você tenha menos fome durante o dia. Dizem os especialistas que a pimenta é um excelente antioxidante e ainda ajuda a emagrecer por conta dos seus poderes de acelerar o metabolismo.

Se você tiver uma alimentação balanceada e saudável irá emagrecer naturalmente sem precisar fazer dieta e ainda vai melhorar sua saúde verá que os níveis de colesterol e triglicerídeos irão normalizar. Até a pele fica mais bonita e com aparência mais jovial. Cuide de sua alimentação e colha os resultados positivos.

Top