Como economizar dinheiro para a viagem dos sonhos

Para fazer a viagem dos sonhos você deve investir em planejamento. Os especialistas afirmam que é possível fazer qualquer tipo de passeio, desde que…

Por Paulo Lima em 06/03/2013

Para fazer a viagem dos sonhos você deve investir em planejamento. Os especialistas afirmam que é possível fazer qualquer tipo de passeio, desde que este seja planejando com antecedência. Quanto mais cedo você começar a se preparar para as férias, mais condições você terá para controlar o seu orçamento.

Caso já esteja de olho em algum destino para passar o próximo verão, sugerimos que você comece a economizar desde já. Existem medidas simples que podem ajudá-lo a poupar uma boa grana para fazer sua viagem sem riscos de endividamento. Confira as orientações que separamos e boa viagem!

Dicas para economizar dinheiro para a viagem dos sonhos

Com planejamento e economia, toda viagem se torna possível. (Foto: Divulgação).

1. Comece colocando no papel todos os seus gastos para saber o quanto você pode economizar por mês;

2. Procure reduzir as despesas variáveis, como gasolina, lazer, roupas, luz, telefone, água etc. Adote medidas capazes de diminuir esses gastos e fazer com que sobre um pouco mais no final do mês;

3. Evite fazer dívidas durante o período em que você estiver se preparando para a viagem. Por isso, opte pelo pagamento a vista, ou então, espere o retorno do passeio para comprar o que você deseja;

Confira algumas dicas para economizar no começo do ano.

4. Evite o uso de cheques e cartão de crédito. Os juros altos podem complicar o seu orçamento e atrapalhar os seus planos para a viagem dos sonhos;

5. Reduza o número de programas e atividades de lazer. Mesmos os programas gratuitos demandam gastos, especialmente com transporte e alimentação.

Dicas para economizar na viagem

Já com o dinheiro em mãos, existem cuidados que você precisa tomar para economizar com o passeio. (Foto: Divulgação).

Já com o dinheiro em mãos, você pode adotar alguns cuidados para reduzir o custo de sua viagem dos sonhos. Uma dessas medidas é investir na negociação em grupo. Geralmente, as operadoras oferecem bons descontos em pacotes para um maior número de pessoas.

Consumidores que optam por parcelar os planos podem contrair altas taxas de juros. Por isso, se for investir em pacotes de viagens, faça o pagamento à vista, pois, neste caso, a chance de economia é bem maior.

Veja também: Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco.

Se possível, compre sempre pacotes à vista, para evitar a cobrança de juros. (Foto: Divulgação).

Outra orientação importante é não deixar para a última hora a compra dos dólares ou dos euros que serão gastos durante a viagem. Os especialistas alertam que a melhor opção é adquirir pouco a pouco, para que você possa observar melhor as variações de câmbio de cada moeda.

Procure ainda conversar com outros turistas pela internet e pedir orientações a amigos e familiares que já viajaram. Eles podem dar dicas de hotéis, restaurantes e outras sugestões para que sua viagem seja inesquecível.

Top