Dicas para economizar nas contas do começo do ano

É inevitável gastar no começo do ano. Renovação de matrícula de escolas particulares, material escolar, IPTU e IPVA engrossam a listagem de gastos habituais…

Por Élida Santos em 26/12/2012

É inevitável gastar no começo do ano. Renovação de matrícula de escolas particulares, material escolar, IPTU e IPVA engrossam a listagem de gastos habituais dessa época. Portanto, você pode tomar medidas que minimizem os impactos das cobranças de janeiro. Se você está procurando alternativas para economizar no pagamento das contas de começo de ano, veja abaixo várias dicas muito úteis.

Leia mais sobre: Como economizar com contas de começo de ano

Comece 2013 sem contas extra para pagar (Foto: Divulgação)

Comece a pensar nas contas de final de ano com antecedência

Antes mesmo do ano terminar é preciso começar a pensar nas contas de começo de ano. Durante as festas de Natal e Ano Novo é necessário não esbanjar dinheiro e pagar as compras à vista para não começar 2013 com ainda mais dívidas. Parcelamentos longos de presentes não ajudam em nada a economizar nas contas de janeiro. Guarde todos os meses um valor, mesmo que for mínimo, para ajudar no pagamento nas contas de final de ano. Quem poupa tem quando precisa e fica mais aliviado para iniciar mais um ciclo de 12 meses.

Saiba mais sobre: Como economizar dinheiro- dicas

Faça um planejamento de quitação dos débitos (Foto: Divulgação)

Planejamento da quitação dos débitos de janeiro

É necessário planejar o pagamento das contas de começo de ano. Algumas delas podem ser parceladas, mas é preciso ver se o juro embutido não é alto demais e se essa medida não vai te atrapalhar nos próximos meses. Coloque em uma planilha todos os gastos de janeiro para não se esquecer de nenhum, e comece pagando por ordem de importância. Faz parte do planejamento economizar e priorizar o pagamento à vista daquilo que for mais essencial e tiver um desconto considerável.

Pesquise o preço do material escolar (Foto: Divulgação)

Cotação daquilo que é possível economizar no começo do ano

A maior parte dos gastos de começo de ano são fixos, mas é possível economizar com alguns. O pagamento antecipado de algumas contas, por exemplo, pode gerar um desconto. No caso do material escolar é possível cotar e comprar no local que for mais rentável. Vale a pena o trabalho para economizar. Os preços desses artigos variam muito e quem faz uma pesquisa de mercado saí ganhando. Fique atento para não comprar materiais que são de obrigação das escolas oferecer, como por exemplo, papel higiênico e demais itens de higiene pessoal.

Top