Como detectar e prevenir infecção urinária

Como detectar e prevenir infecção urinária. Essas são informações importantes para evitar tal doença, que é mais comum do que se pensa e costuma…

Por Andre em 27/09/2014

Como detectar e prevenir infecção urinária. Essas são informações importantes para evitar tal doença, que é mais comum do que se pensa e costuma atingir, principalmente, as mulheres (os homens também sofrem com o problema, mas em menor escala).

A infecção urinária é mais frequente nas mulheres (Foto: Divulgação)

Também conhecida como infecção do trato urinário, a doença consiste em um quadro infeccioso que pode aparecer em qualquer parte do sistema urinário, sendo mais comum na bexiga e uretra. Nesses casos, elas são chamadas de cistite e uretrite, respectivamente.

Podem ser várias as causas da infecção urinária, entre as quais baixa imunidade e uretra mais curta, além de outros fatores, que facilitam a ação da bactéria causadora da infecção, que entra no sistema urinário e começa a se multiplicar, dando início ao problema.

Mitos e verdades sobre infecção urinária

Infecção urinária em crianças: como lidar

Como detectar e prevenir infecção urinária

O exame de urina é uma das melhores maneiras de detectar a infecção urinária (Foto: Divulgação)

Para detectar a infecção urinária, primeiramente é preciso ficar atento aos sinais da doença. Entre os sintomas da infecção urinária estão forte ardência ao urinar, aumento da frequência de micções, urina escura e com cheiro forte, urina acompanhada de sangue e dor ao urinar, além de outros.

Ao perceber tais sintomas, você deve procurar um médico imediatamente. O profissional de saúde poderá solicitar alguns exames, capazes de diagnosticar a doença, como o exame de urina, que mostra a quantidade de germes presentes no trato urinário. Urocultura, cistoscopia e exames de imagem (tomografia, ultrassom) também podem ser solicitados, dependendo do caso.

Para quem está querendo saber como prevenir infecção urinária, medidas bem simples podem evitar a doença, como beber bastante água, urinar logo após a relação sexual, não reter a urina por muito tempo e fazer a higienização correta após a micção (isso evita o acúmulo de bactérias na região).

Outras dicas para evitar infecção urinária são não usar calças muito apertadas, não usar duchas, sprays ou pó na higienização da área genital feminina, ter cuidados de prevenção com as doenças da próstata (no caso dos homens) e optar por uma alimentação saudável, para reforçar a imunidade.

Tratamento

Como detectar e prevenir infecção urinária (Foto: Divulgação)

Além de saber como detectar e prevenir infecção urinária, também é bom entender como tratar a doença, caso ela apareça, mesmo tendo tomado os cuidados citados acima, pois se não tratada, ela pode levar a problemas mais graves.

O tratamento para infecção urinária varia de acordo com o tipo de infecção e a sua gravidade, mas de maneira geral, inclui o uso de antibióticos, que podem vir acompanhados de analgésicos, para aliviar a dor e a ardência ao urinar.

Top