Cabelos oleosos: mitos e verdades

Cada pessoa tem um tipo de pele, um gosto musical e também um tipo de cabelo. Seco, oleoso, misto, seja lá qual for o…

Por Editorial MDT em 06/12/2012

Cada pessoa tem um tipo de pele, um gosto musical e também um tipo de cabelo. Seco, oleoso, misto, seja lá qual for o seu tipo, o tratamento com o uso de produtos adequados sempre pode amenizar o seu problemas e suas queixas. Contudo, os que mais são discriminados são os cabelos oleosos, isso porque quem os tem, sabe o quão difícil é mantê-los soltos, leves e principalmente com volume. Existem sempre os conselhos como: “use talco na raiz”, ou “nunca faça hidratação”… Mas será que esses funcionam? Pensando no seu bem-estar e beleza, desenvolvemos esse texto para que você possa desvendar os mitos e verdades dos cabelos oleosos.

O cabelo oleoso é muito comum, mas envolve mitos que confundem as mulheres. (Foto: Divulgação)

Mitos e verdades sobre cabelos oleosos

– Lavar todos os dias os cabelos piora o oleosidade? Segundo o médico dermatologista Ademir Júnior, da Clinica de São Paulo, não. Ele completa ainda: “Se for necessário, lave até duas vezes por dia”. Entenderam meninas?

Lavar os cabelos todos os dias não deixa os fios ainda mais oleosos.(Foto: Divulgação)

– O uso de xampu para cabelos oleosos não é indicado, pois não funciona. Os xampus para cabelos oleosos contêm o ingrediente chamado lauril que é responsável para diminuição da oleosidade natural dos fios. Dentre todos os que você vê na farmácia, escolha aqueles que contenham hamamélis, jaborandi, arnica e menta. Contudo, não os use diariamente a fim de evitar o ressecamento do couro cabeludo. O correto é fazer alternância entre esse e um xampu de uso diário normal.

– Cabelo oleoso precisa de hidratação? Em sua maioria, pessoas que possuem fios oleosos, geralmente, reclamam que os mesmos possuem pontas secas. Principalmente se eles forem crespos ou enrolados. O indicado é que você use máscaras para cabelos oleosos e aplique sempre evitando a raiz, ou seja, do meio até as pontas.

Cabelos oleosos precisam de hidratação, mas evite o contato dos produtos com a raiz.(Foto: Divulgação)

– Esfregar o couro cabeludo ao lavar os cabelos resolve? Já sabemos que o ideal é fazer uma massagem utilizando a ponta dos dedos e nunca as unhas. Nesse caso, não estimule demais o couro cabeludo para que o mesmo não produza mais  glândulas sebáceas.

– É verdade que quem tem fio oleoso não pode usar produtos leave-in? Não. Sua oleosidade natural só irá piorar se o produto entrar em contato com a raiz do seu cabelo, por isso que o ideal é passar do meio para as pontas. Se usado corretamente, ele até aumenta o brilho das madeixas.

Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns entre os indivíduos que possuem fios oleosos. Conversando com especialistas do assunto, como dermatologistas, é possível adquirir ainda mais dicas de como fazer a manutenção desse tipo de cabelo.

Leia também:

Shampoo anti-resíduos: forma correta de aplicar

Cabelo com raiz oleosa: como tratar

Top