Como cultivar árvores frutíferas em vasos

As pessoas que não possuem espaço para montar um pomar na residência podem optar pelo cultivo de árvores frutíferas em vasos. A ideia tem…

Árvores frutíferas cultivadas em vasos são ideais para espaços pequenos.

As pessoas que não possuem espaço para montar um pomar na residência podem optar pelo cultivo de árvores frutíferas em vasos. A ideia tem feito sucesso nas casas brasileiras e promete prosperar principalmente durante os meses de outono, época favorável para o desenvolvimento dos frutos.

O cultivo de árvores frutíferas promete inovar o paisagismo da casa, transferindo a magia da natureza para a varanda ou outro ambiente residencial. Além de contribuir com o visual da casa, os arbustos plantados em vasos também permitem aos moradores saborear frutas frescas sem sair de dentro da residência.

Apesar das vantagens de se ter árvores frutíferas como ornamento, os paisagistas alertam que nem todas as espécies podem ser cultivadas em vasos. Antes de plantar a muda, é importante também avaliar quais as condições de sobrevivência da árvore escolhida, principalmente no que diz respeito a adubo, água e claridade do sol. Quando os fatores que garantem a qualidade de vida da árvore não são respeitados, ela não dá frutos e sofre com a falta de nutrientes.

Cada árvore frutífera precisa ter a sua necessidade de espaço respeitada, caso contrário o seu crescimento  fica comprometido. Quando as mudas são cultivadas em recipientes, é importante escolher um tamanho apropriado para que a árvore tenha liberdade de expandir suas raízes.

Árvores frutíferas em vasos: dicas de cultivo

A árvore necessita de regas, adubo e claridade do sol para sobreviver e dar frutos.

1. Uma boa indicação para se cultivar na varanda de casa ou apartamento é a pitangueira, uma árvore frutífera que deve ser plantada principalmente no fim da primavera. Sua muda requer nutrientes provenientes da adubação e deve ser acomodada na terra de forma correta, sem causar danos a raiz.

Leia Também:  Voe TAM promoções de passagens aéreas 2016-2017

2. Na hora de cultivar árvores frutíferas, prefira os grandes vasos de cerâmica, que facilitam a respiração da planta em crescimento.

3. O desenvolvimento saudável das árvores depende de outros fatores, como o local onde cada muda é inserida. Por mais que o vaso dê mobilidade, é importante não trocá-lo de lugar, afinal, no habitat natural é fixo.

4. Toda árvore, após o seu período de frutificação, necessita de poda e limpeza para permanecer saudável. A adubação precisa oferecer os nutrientes necessários, por isso deve ser realizada de três a quatro vezes por ano.

A pitangueira é uma boa opção para se cultivar em vasos.

5. Além da pitangueira, outras espécies frutíferas podem ser cultivadas em vasos. Entre as possibilidades, vale ressaltar a árvore de acerola, cajá-manga-anão, citros, groselha-híbrida, romã, palmeiras como o guriri e laranja lima.

Agora que você já sabe como cultivar árvores frutíferas em vasos, invista no paisagismo da sua casa.

Top