Conheça os benefícios da luta

Box, muay thai, kung fu e outras lutas que antes eram dominadas por homens, atualmente, vem cativando um novo público: As mulheres. Embora as…

Box, muay thai, kung fu e outras lutas que antes eram dominadas por homens, atualmente, vem cativando um novo público: As mulheres. Embora as atividades pareçam ser truculentas, a finalidade não é ferir e nem mostrar que é mais forte que a adversária, mas, emagrecer. Com uma atuação mais agressiva que as atividades usuais, a luta, permite a queima de calorias mais acelerada, já que é preciso vários movimentos para sua performance. Confira a seguir um pouco de seus benefícios.

Calorias zero

Com uma atuação mais agressiva que as atividades usuais, a luta, permite a queima de calorias mais acelerada.

“Em uma aula de boxe, em que você corre e pula corda para aquecer, salta e movimenta braços e tronco, gasta perto de 800 calorias”, fala Fábio Grieco, professor da Reebok Sports Club, em São Paulo. E mais, de acordo com uma pesquisa americana, atividades intensas, que levam todo o oxigênio pelo corpo prolongam a queima de energia até 14 horas após o término da atividade.

Músculos definidos

Com mais de um tipo de exercício por aula, a pessoa consegue definir os músculos do corpo inteiro por igual.

Como muito pensam atividades como essa não deixam o corpo masculinizado, pelo contrário, elas apenas definirão o músculo, sem deixá-los grandes demais. “Além de ser ótimo para secar gordura, o exercício define o corpo sem aumentar a massa muscular. Neles, o foco não é hipertrofia”, explica Mauro Cardaci, coordenador de lutas da Bodytech, em São Paulo.

Com mais de um tipo de exercício por aula, a pessoa consegue definir os músculos do corpo inteiro por igual. Além disso, para dominar os golpes, é preciso mais que um treinamento intenso, é necessário treiná-lo até à exaustão. “Cada movimento chega a ser repetido mais de 100 vezes em uma aula, o que aumenta o gasto calórico e contribui para definir os músculos”, comenta Letícia Klimas, professora da Bio Ritmo, em São Paulo.

Leia Também:  Como fazer um pedido de casamento romântico

Estresse e ansiedade nunca mais

A luta também ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.

Como se não bastasse o corpo definido, a luta ainda ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. “Todo tipo de luta e arte marcial é ótimo para eliminar a energia interna represada e recuperar o equilíbrio e a calma”, fala o psicólogo do esporte João Ricardo Cozac, de São Paulo. Ou seja, naqueles dias que nada está indo conforme o planejado, socar um saco de areia é tiro e queda para mandar embora toda a energia ruim acumulada no corpo.

Controle mental

Se procura mais foco nas tarefas diárias e menos esquecimentos, ir à luta pode ser uma boa alternativa.

Além do condicionamento físico, o controle das emoções é fundamental na hora do combate.  “Na aula, é preciso ter foco no adversário e atenção para coordenar os golpes e evitar lesões”, explica Fábio Grieco. De acordo com pesquisas, treinos como artes marciais melhoram a concentração em jovens com transtorno de déficit de atenção. Se procura mais foco nas tarefas diárias e menos esquecimentos, ir à luta pode ser uma boa alternativa.

Além do corpo sarado, a luta ainda proporciona diversos benefícios físicos e mentais para aqueles que a praticam. Mesmo que não procure exatamente um corpo definido, vale a pena conhecer de perto um pouco do que esses exercícios tem a oferecer, já que, o alívio do stress e a conquista de uma saúde melhor são pontos altos dessas atividades.

Top