Como cortar grama corretamente

PUBLICIDADE

Cuidar de um jardim, ao contrário do que muita gente pode pensar, não é uma tarefa tão simples. Na verdade, o cuidado deve começar já no plantio. O ideal é que o local onde a grama será plantada esteja bem nivelado e adubado e fique próximo de torneiras, para facilitar a irrigação.

O ideal é que o local aonde a grama será plantada esteja bem nivelado e adubado. (Foto: Divulgação).

Depois de colocar as placas no solo, é necessário cobri-las com aproximadamente 0,02 centímetros de espessura de terra vegetal. Feito isso, o gramado deve ser irrigado diariamente, pelo período de uma semana, sempre ao entardecer, quando a intensidade dos raios solares é mais baixa. Dessa forma, você vai impedir que as folhas sejam queimadas durante o tempo de adaptação.

Lembrando ainda que para ter um bom gramado, é preciso escolher a espécie de grama adequada para o local. Caso contrário, ele pode ter o seu desenvolvimento comprometido, impedindo que o jardim fique do jeito que você deseja.

PUBLICIDADE

Saiba como escolher o gramado do jardim.

O gramado precisa de alguns cuidados de manutenção para crescer de maneira saudável. (Foto: Divulgação).

Considerando que você tenha atentado para este detalhe, são necessárias outras dicas de manutenção para mantê-lo saudável, tais como: regar o gramado semanalmente (exceto nas semanas em que houver chuva), fertilizá-lo pelo menos no início da primavera e no início do verão, usar produtos adequados para combater os fungos e cobrir a grama uma vez por ano com uma leve camada de terra.

Como cortar grama corretamente

Você também deve seguir algumas orientações especificas na hora de cortar o gramado. Abaixo, estão algumas informações sobre os cuidados necessários relativos a este procedimento. Confira!

Em geral, você deve aparar a grama sempre quando ela estiver com 5 a 7 cm de altura. (Foto: Divulgação).

Veja também: Dicas para ter um gramado verde.

• O primeiro corte deve ser feito assim que a gramar estiver enraizada. Isso ajuda a estimular o seu crescimento.
• Depois do primeiro corte, apare o gramado sempre que ele ultrapassar entre 5 a 7 centímetros de altura.
• No período de calor, deixe a grama crescer um pouco mais para que ela possa reter melhor a umidade do solo, o que contribui para o seu fortalecimento.
• Evite cortar a grama muito frequentemente, para não esgotar suas reservas nutritivas, deixando-a mais fraca.
• Use lâminas de corte afinadas para podar o gramado. Caso não estejam em boas condições de uso, elas podem deixar as folhas “mastigadas”, comprometendo sua saúde e beleza. Além disso, o corte com lâminas cegas favorece o aparecimento de pragas.
• Procure sempre alterar a direção do corte do gramado, evitando assim uma possível compactação do solo. Um solo compactado reduz a quantidade de oxigênio disponível para a grama, comprometendo o seu crescimento.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.