Certidão Negativa de Testamento – Como Tirar

bety 06/05/2020 Serviços

Você sabe para que serve a certidão negativa de testamento? Saiba que ela é fundamental para quem quer fazer inventário ou dividir a herança. Para obter esse documento é necessário procurar o cartório localizado na cidade onde a pessoa proprietária dos bens faleceu.

Quando é solicitado de forma presencial, a certidão negativa de testamento é preciso que os familiares tenham em mãos os documentos exigidos para tal. Porém você não precisa sair de casa para obter a certidão, pois é só ter acesso à internet e emitir a certidão negativa de testamento de maneira online.

Esse procedimento online oferece maior comodidade e segurança para pessoas que necessitam do documento, pois não é preciso se deslocar até o cartório para ter em mãos o documento, que é regulamentado pelo cartório. Você só precisa obter as informações do cartório onde a certidão de obtido da pessoa falecida se encontra.

Quando você fizer o requerimento, online, será emitida uma taxa que deverá ser paga. Para obter maiores informações sobre o assunto leia o artigo que obtém todas as informações necessárias e confiáveis que você busca.

Certidão Negativa de Testamento

A certidão negativa de testamento, também pode ser chamada de certidão de inexistência de testamento é o documento que identifica se há um testamento no nome de uma determinada pessoa, ou seja, esse documento informa se a pessoa que faleceu deixou um testamento registrado em seu nome com seus desejos e vontades. Esse documento é obrigatório para quem deseja fazer o inventário e a partilha dos bens garantindo que a vontade do falecido seja realizada, mesmo depois de morto. Dessa forma os herdeiros terão segurança e respaldo jurídico da partilha dos bens.

Quem pode solicitar a Certidão Negativa de Testamento?

A certidão negativa de testamento é um documento que pode ser solicitado por pessoas que desejam fazer divisão de bens de forma legal, ou quando há processos de herança. Normalmente que pede a certidão é um advogado, por inventariantes, herdeiros do falecido, mas qualquer pessoa que tiver os documentos exigidos pode solicitar a certidão negativa de testamento.

Não precisa ter vínculo familiar com o falecido, nem contratual é só ter os dados necessários exigidos para obter a solicitação.

Certidão Negativa de Testamento

Onde a certidão Negativa de Testamento pode ser emitida?

Como já foi mencionado antes é possível tirar a certidão negativa de testamento diretamente no cartório onde foi feita a certidão de óbito da pessoa mencionada. Portanto só poderá obter a certidão na cidade onde a pessoa morreu.

Outra forma de obter a certidão negativa de testamento é através da plataforma online do Registro Civil e Cartórios Brasil, basta ter o link de acesso do mesmo. A certidão é emitida de forma rápida e segura.

Como fazer o pedido da Certidão Negativa de Testamento?

Se você quer obter a certidão negativa de testamento é só fazer o pedido através dos sites dos cartórios ou Registro Civil. Veja o passo a passo abaixo para você fazer o pedido.

1º passo – acesse o site do órgão desejado;

2º passo – Clique no ícone “Certidão Negativa de Testamento”;

3º passo – Clique em “seguir”;

4º passo – Vai abrir outra página para você preencher com seus dados como: bairro, município do cartório e estado;

5º passo – Preencha os dados com as informações da certidão de óbito, são elas: nome do falecido, data em que ocorreu o óbito, número de matrícula,  RG e CPF do falecido e órgão emissor do RG, deverá informar o nome do pai e da mãe, mande o anexo da certidão de óbito e depois prossiga;

6º passo – Marque como você quer que ocorra a entrega, se por e-mail ou pelos correios;

7º passo – Marque também a forma que pretende pagar pelo documento;

8º passo – Em seguida será emitida uma guia de pagamento para que seja paga e você possa ter a certidão negativa de Testamento em mãos.

Qual o valor da Certidão Negativa de Testamento?

É necessário informar que a certidão negativa de testamento é obrigatória para todos os tipos de inventários realizados no Brasil. O inventário é um processo pelo qual as pessoas envolvidas no mesmo recebem as partes que lhes são devidas. No inventário estão relacionados todos os bens direitos e dívidas da pessoa que faleceu.

O valor aproximado da emissão da certidão negativa de inventário no ano de 2019 era de R$70,00 (setenta reais), porém o valor pode sofrer alterações de acordo com cada órgão emissor. Outra informação importante é que nem sempre é possível obter a certidão no ato do requerimento, ela pode demorar até 3 dias úteis.

É confiável obter a certidão negativa de testamento online?

Você pode requerer a certidão negativa de testamento cessando o site do órgão desejado, pois o cartório oferece total segurança e legitimidade no documento solicitado, basta pagar a taxa de emissão e você terá a certidão em mãos dentro do prazo determinado de acordo com cada departamento.

Esse artigo tem todas as informações que você precisa para emitir a Certidão Negativa de Testamento, basta seguir o passo a passo disponibilizado acima.

Outros artigos

Projeto Natal Iluminado em São Paulo

04/12/2012

Projeto Natal Iluminado em São Paulo

No último sábado, dia 1º de Dezembro de 2012, ocorreu a abertura do Natal Iluminado 2012, projeto da prefeitura de São Paulo desenvolvido em parceria com a São Paulo...

Viagem para Ilhas Gregas

11/08/2011

Viagem para Ilhas Gregas

Uma viagem para a Grécia não é tão comum quanto uma viagem para París, Hollywood, Itália, ou qualquer outro destino que se possa ouvir por aí, mas isto ocorre po...

Dicas para organizar sua festa de casamento

18/05/2015

Dicas para organizar sua festa de casamento

Você está procurando Dicas para organizar sua festa de casamento? A festa de casamento é o momento em que os noivos e os convidados podem comemorar a união após a ce...