Certidão Negativa de Testamento - Como Tirar

Certidão Negativa de Testamento – Como Tirar

Você sabe para que serve a certidão negativa de testamento? Saiba que ela é fundamental para quem quer fazer inventário ou dividir a herança.…

Por bety em 06/05/2020

Você sabe para que serve a certidão negativa de testamento? Saiba que ela é fundamental para quem quer fazer inventário ou dividir a herança. Para obter esse documento é necessário procurar o cartório localizado na cidade onde a pessoa proprietária dos bens faleceu.

Quando é solicitado de forma presencial, a certidão negativa de testamento é preciso que os familiares tenham em mãos os documentos exigidos para tal. Porém você não precisa sair de casa para obter a certidão, pois é só ter acesso à internet e emitir a certidão negativa de testamento de maneira online.

Esse procedimento online oferece maior comodidade e segurança para pessoas que necessitam do documento, pois não é preciso se deslocar até o cartório para ter em mãos o documento, que é regulamentado pelo cartório. Você só precisa obter as informações do cartório onde a certidão de obtido da pessoa falecida se encontra.

Quando você fizer o requerimento, online, será emitida uma taxa que deverá ser paga. Para obter maiores informações sobre o assunto leia o artigo que obtém todas as informações necessárias e confiáveis que você busca.

Certidão Negativa de Testamento

A certidão negativa de testamento, também pode ser chamada de certidão de inexistência de testamento é o documento que identifica se há um testamento no nome de uma determinada pessoa, ou seja, esse documento informa se a pessoa que faleceu deixou um testamento registrado em seu nome com seus desejos e vontades. Esse documento é obrigatório para quem deseja fazer o inventário e a partilha dos bens garantindo que a vontade do falecido seja realizada, mesmo depois de morto. Dessa forma os herdeiros terão segurança e respaldo jurídico da partilha dos bens.

Quem pode solicitar a Certidão Negativa de Testamento?

A certidão negativa de testamento é um documento que pode ser solicitado por pessoas que desejam fazer divisão de bens de forma legal, ou quando há processos de herança. Normalmente que pede a certidão é um advogado, por inventariantes, herdeiros do falecido, mas qualquer pessoa que tiver os documentos exigidos pode solicitar a certidão negativa de testamento.

Não precisa ter vínculo familiar com o falecido, nem contratual é só ter os dados necessários exigidos para obter a solicitação.

Certidão Negativa de Testamento

Onde a certidão Negativa de Testamento pode ser emitida?

Como já foi mencionado antes é possível tirar a certidão negativa de testamento diretamente no cartório onde foi feita a certidão de óbito da pessoa mencionada. Portanto só poderá obter a certidão na cidade onde a pessoa morreu.

Outra forma de obter a certidão negativa de testamento é através da plataforma online do Registro Civil e Cartórios Brasil, basta ter o link de acesso do mesmo. A certidão é emitida de forma rápida e segura.

Como fazer o pedido da Certidão Negativa de Testamento?

Se você quer obter a certidão negativa de testamento é só fazer o pedido através dos sites dos cartórios ou Registro Civil. Veja o passo a passo abaixo para você fazer o pedido.

1º passo – acesse o site do órgão desejado;

2º passo – Clique no ícone “Certidão Negativa de Testamento”;

3º passo – Clique em “seguir”;

4º passo – Vai abrir outra página para você preencher com seus dados como: bairro, município do cartório e estado;

5º passo – Preencha os dados com as informações da certidão de óbito, são elas: nome do falecido, data em que ocorreu o óbito, número de matrícula,  RG e CPF do falecido e órgão emissor do RG, deverá informar o nome do pai e da mãe, mande o anexo da certidão de óbito e depois prossiga;

6º passo – Marque como você quer que ocorra a entrega, se por e-mail ou pelos correios;

7º passo – Marque também a forma que pretende pagar pelo documento;

8º passo – Em seguida será emitida uma guia de pagamento para que seja paga e você possa ter a certidão negativa de Testamento em mãos.

Qual o valor da Certidão Negativa de Testamento?

É necessário informar que a certidão negativa de testamento é obrigatória para todos os tipos de inventários realizados no Brasil. O inventário é um processo pelo qual as pessoas envolvidas no mesmo recebem as partes que lhes são devidas. No inventário estão relacionados todos os bens direitos e dívidas da pessoa que faleceu.

O valor aproximado da emissão da certidão negativa de inventário no ano de 2019 era de R$70,00 (setenta reais), porém o valor pode sofrer alterações de acordo com cada órgão emissor. Outra informação importante é que nem sempre é possível obter a certidão no ato do requerimento, ela pode demorar até 3 dias úteis.

É confiável obter a certidão negativa de testamento online?

Você pode requerer a certidão negativa de testamento cessando o site do órgão desejado, pois o cartório oferece total segurança e legitimidade no documento solicitado, basta pagar a taxa de emissão e você terá a certidão em mãos dentro do prazo determinado de acordo com cada departamento.

Esse artigo tem todas as informações que você precisa para emitir a Certidão Negativa de Testamento, basta seguir o passo a passo disponibilizado acima.

Top