quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 21:10:25
MundodasTribos

O uso do título de eleitor não se restringe apenas ao voto. Caso não saiba, ele também é exigido na hora de você ser contratado, tirar ou renovar o passaporte, fazer o Cadastro de Pessoa Física ou se matricular em universidades públicas.

Por isso, é sempre importante tê-lo em mãos, ou então, estar com sua situação eleitoral regularizada, para evitar qualquer complicação. Fica em pendência com a justiça eleitoral o cidadão que não vota e não justifica sua ausência no prazo determinados pelo governo. Lembrando que o voto é obrigatório para as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos.

Saiba como tirar 2ª via do título de eleitor.

O voto é obrigatório para as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos. (Foto: Divulgação).

Com isso, ele também fica impedido de inscrever-se em concurso público, receber vencimentos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, obter empréstimo em instituições de crédito mantidas pelo governo, entre outros. Lembrando que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições têm até o dia 25 de abril para regularizar sua situação.

Para acertar a pendência, eles devem se dirigir ao cartório no qual estão inscritos, portando documento oficial de identificação com foto, título de eleitor, comprovante de votação, de justificativa ou de recolhimento de multa.

O que este artigo aborda:

Como tirar o título de eleitor

Agora, também é possível solicitar o título de eleitor pela internet. (Foto: Divulgação).

Para tirar o título de eleitor, você deve procurar o cartório eleitoral de sua cidade ou então acessar o site do TSE para solicitar o documento. Nesse caso, basta preencher um formulário com seus dados pessoais e escolher o seu local de votação.

Feito isso, dentro de cinco dias, você precisa comparecer ao cartório eleitoral tendo em mãos documento de identificação (RG, certidão de nascimento ou de casamento), comprovante de endereço e comprovante de quitação do serviço militar (no caso de eleitores do sexo masculino).

Veja como justificar o voto em outra cidade.

Como consultar o número do título de eleitor

A consulta ao número do título de eleitor pode ser feita gratuitamente no site do TSE. (Foto: Divulgação).

Saiba que no site do TSE (clique aqui) você pode consultar o número do seu título de eleitor, bem como outras informações importantes, como endereço e número de sua zona eleitoral. Basta, ao acessar a página, informar o seu nome, sua data de nascimento e o nome de sua mãe. Em poucos segundos, você terá os dados que deseja na tela do seu computador.

No site do TSE (clique aqui) também é possível consultar sua situação eleitoral e, assim, saber se você possui alguma pendência. Lembrando que, em ambos os casos, a consulta é gratuita. Aproveite!

Consultar zona e local de votação

O recurso “Onde votar” do aplicativo e-Título (iOS e Android) permite descobrir o endereço do local de votação, com seção e zona eleitorais. O mapa integrado do app possibilita ver exatamente onde fica o lugar de votação, e a opção “Ver Rotas” dá acesso ao aplicativo de mapas padrão do celular, como Google Maps, para traçar o caminho de casa até o local de votação.

O conteúdo "Como consultar o número do título de eleitor" foi feito por Paulo Lima e distribuído por MundodasTribos na categoria Serviços em .

1

Pode ser do seu interesse

Instrumentos Musicais Magazine Luiza

Instrumentos Musicais Magazine Luiza

Assistir séries online grátis

Assistir séries online grátis

Rodoanel Trecho Sul

Rodoanel Trecho Sul

Escolas teatro em SP, endereços, telefones

Escolas teatro em SP, endereços, telefones

Magazine Luiza Ofertas

Magazine Luiza Ofertas

Site JAC Motors Brasil, www.jacmotorsbrasil.com.br

Site JAC Motors Brasil, www.jacmotorsbrasil.com.br