Como justificar o voto em outra cidade

No próximo dia 07 de outubro, mais de 140 milhões de eleitores devem ir às urnas em todo o Brasil, já que nessa data…

No próximo dia 07 de outubro, mais de 140 milhões de eleitores devem ir às urnas em todo o Brasil, já que nessa data vai acontecer o 1º turno das eleições municipais 2012, quando serão eleitos os prefeitos e os vereadores.

No dia da eleição, quem estiver fora do seu domicílio eleitoral, pode apresentar a justificativa de ausência em qualquer seção eleitoral, das 8h às 17h (Foto: Divulgação)

Como acontece em toda época de eleições, é comum que uma parcela dos eleitores brasileiros não compareça às urnas, por variados motivos como ausência do domicílio eleitoral (cidade em que você vota) ou doença, entre outros.

Para quem se encaixa nessas e em outras situações, que acabam não permitindo o seu comparecimento às urnas, é necessário fazer a justificativa de ausência, que pode ser efetuada no próprio dia da eleição, das 8h às 17h, em qualquer local de votação, bastando apresentar o título de eleitor, um documento de identificação com foto e o formulário de justificativa eleitoral preenchido.

Mesmo que não esteja com o seu título, ainda assim é possível fazer a justificativa, desde que você saiba o número do seu título eleitoral, que pode ser consultado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Neste caso, além do formulário preenchido, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto, em qualquer local de votação.

Quem não apresentar a justificativa no dia da votação tem até 60 dias depois da eleição para se justificar, comparecendo a qualquer cartório eleitoral, munido de documento que comprove o motivo da sua ausência, como atestado médico e comprovante de viagem, entre outros.

Vale lembrar que se houverem dois turnos na eleição e o eleitor não puder votar em nenhum deles, terá que apresentar duas justificativas, sendo uma para cada turno.

Continuar Lendo  Franquia Multicoisas

Onde encontrar o formulário de justificativa eleitoral

O formulário de justificativa está disponível em qualquer seção eleitoral e também pode ser baixado de graça, no site do TSE (Foto: Divulgação)

No dia da eleição, será possível encontrar o formulário de justificativa em qualquer seção eleitoral. Ele é distribuído gratuitamente e deve ser preenchido com as seguintes informações: nome do eleitor, número do título de eleitor, zona e seção.

Perdeu o título? 2 via de título de eleitor: como tirar

O documento também está disponível para download no site do TSE. Basta imprimir, preencher e entregá-lo em qualquer seção eleitoral, no dia da eleição, seguindo as instruções citadas acima.

Saiba Como regularizar o título eleitoral

Penalizações para quem não votar nem justificar

Os eleitores que não votam nem se justificam em três turnos seguidos, estão sujeitos a algumas penalizações (Foto: Divulgação)

Quem deixar de votar em três turnos eleitorais seguidos e não apresentar justificativa para as ausências, está sujeito a algumas penalizações, como:

– Ter o título eleitoral cancelado;

– Pagamento de multa;

– Não pode tirar passaporte nem regularizar CPF;

– Fica proibido de participar de concorrência pública e de receber pagamento por serviços prestados a órgãos públicos;

– Não pode se inscrever em concursos públicos ou tomar posse em cargo público.

Top