Editorial MDT 27/02/2013 Bem Estar

Para não perder tempo preparando refeições muitas pessoas optam pelo congelamento de comida e, desta forma, é possível gastar menos tempo no preparo de pratos básicos. Para aproveitar o preço da carne ou diminuir o número de idas ao supermercado, às vezes, também compramos mais do que vamos consumir e depois é preciso acondicioná-la adequadamente para evitar que estrague. Mas para fazer congelar os alimentos com segurança, você pode seguir algumas dicas. Saiba quais são elas:

Procure colocar cada alimento no local correto da geladeira (Foto: divulgação)

Como congelar comida pronta

Entre as dicas para congelar comida pronta a primeira a ser anotada é com relação ao sabor do alimento. Para ser congelada uma receita deve ser temperada com menos sal e tempero, uma vez que o processo deixará o gosto mais forte. Outro ponto que deve ser observado são os recipientes em que a comida será guardada, devem ser usados sacos plásticos, travessas com tampas em vidro temperado e potes que possam ir ao congelador.

Coloque etiquetas com o nome e data de validade dos alimentos (Foto: divulgação)

Ao guardar comida pronta no congelador você deve checar também a temperatura da vasilha. Alimentos quentes não devem ser congelados diretamente, porque vão causar o aumento da temperatura no interior do congelador e podem prejudicar outros pratos que estejam congelados.

Se descongelar a comida, consuma no mesmo dia (Foto: divulgação)

Sugestões para congelar comida pronta

As sugestões para congelar comida pronta incluem a necessidade de colocar a data na embalagem, escreva com giz de cera nas etiquetas para que o gelo não apague o que estiver escrito. Coloque os pratos congelados há mais tempo mais perto da porta do congelador ou freezer, para que você se lembre de consumi-los antes que os pratos novos. Se você for congelar algum legume, transfira-o da água quente para a água gelada, e se for algum grão que estiver sendo cozido, passe para outra vasilha e a coloque dentro de outra com água gelada. Depois de frio, ponha o alimento no congelador, mas ainda assim não deixe que a vasilha encoste-se a outras que estão no local.

O congelamento de comida pronta também deve seguir outras regras. Você não pode encher mais de ¾ da capacidade do freezer ou do congelador para que o ar possa circular, e caso o congelador pare de funcionar, não coloque os alimentos para congelar novamente. Depois que tirar do congelador, use o alimento em até um dia e meio dia para frutos do mar.

Leia também: Dicas de Como Congelar Alimentos 

Alimentos congelados

Outros artigos

Geriatra – Quando Devo Procurar

15/10/2008

Geriatra – Quando Devo Procurar

O médico geriatra atua em cuidar dos homens e mulheres que chegam a terceira idade, e deve ser procurado, acredite entre os 25 e 30 anos, para ajudar a chegar ao...

Melhores máscaras de cílios coloridas

17/06/2013

Melhores máscaras de cílios coloridas

Há um bom tempo, as mulheres se renderam aos encantos das máscaras de cílios coloridas. Inicialmente, quando ainda eram novidade, estas máscaras causaram certo estra...