Como comprar dólares

Papel-moeda, cartão de crédito pré-pago, cheques de viagem: existem várias formas de comprar dólares para viajar ao exterior. O primeiro passo é encontrar uma…

Papel-moeda, cartão de crédito pré-pago, cheques de viagem: existem várias formas de comprar dólares para viajar ao exterior. O primeiro passo é encontrar uma instituição financeira, banco ou casa de câmbio de confiança para fazer a transação. Em seguida, é preciso analisar as opções e verificar qual delas oferece mais vantagens para seus objetivos ou os de sua família. Conheça algumas alternativas.

Verifique qual a alternativa mais vantajosa para a família (Foto: divulgação)

Dinheiro em espécie

Uma das opções mais utilizadas é a compra de papel-moeda que tem como vantagem a facilidade na hora de pagar e um controle maior sobre os gastos. Outra vantagem é saber exatamente o quanto você irá gastar na compra, diferente do que ocorre com os cartões de crédito, por exemplo. Se sua viagem for planejada com antecedência, você pode até mesmo comprar o dinheiro periodicamente e aproveitar os bons momentos de queda nos preços. Caso deixe para fazer a conversão apenas antes do dia da viagem, poderá pagar uma cotação mais cara, se o dólar estiver elevado. O inconveniente é que este meio é o menos seguro. Porque se você perder as notas ou for furtado não terá como recuperar o valor.

Papel-moeda: opção menos segura (Foto: divulgação)

Cheques de viagem

Os cheques de viagem ou Travellers Checks podem ser convertidos em papel-moeda em bancos e instituições financeiras de outros países. Oferecem mais segurança, porque somente podem ser usados com assinatura e apresentação de um documento de identidade no momento em que for trocá-los no banco. Caso você seja roubado ou perca os cheques, pode ser reembolsado.

Cartões de crédito e pré-pago: mais comodidade (Foto: divulgação)

Cartões de crédito internacionais

Você pode utilizar um cartão de crédito internacional para suas compras no exterior. O inconveniente é que algumas operadoras, na hora de fechar a fatura, levam em conta a cotação do dólar no dia, e não da data da compra. Isso pode gerar surpresas desagradáveis na hora de pagar as despesas, uma vez que a cotação do dólar no momento em que a conta for faturada pode estar muito maior do que era quando você comprou.

Planeje com antecedência e tenha mais vantagens (Foto: divulgação)

 Cartões de débito pré-pagos

O cartão de débito pré-pago das operadoras Visa, Mastercard ou American Express oferecem uma garantia maior para os clientes. Você carrega o cartão como se fosse uma recarga de celular e pode fazer suas compras, sem medo de se exceder e gastar mais do que pode pagar. Os cartões também podem ser usados para fazer saques em dinheiro e podem ser recarregados se precisar. Assim como os cheques de viagem, tem a vantagem de poderem ser substituídos caso haja roubo ou perda.

Leia Também:  Atividades de Páscoa para Educação Infantil: sugestões

Você deseja fazer uma viagem internacional? Leia mais: 

Como tirar visto para viagem ao exterior

Dicas para fazer Compras no Exterior

Top