Cuidados que você deve ter após extrair o dente siso

Conhecendo alguns dos cuidados que você deve ter após extrair o dente siso, é possível passar pelo pós-operatório com muito mais tranquilidade e evitando…

Conhecendo alguns dos cuidados que você deve ter após extrair o dente siso, é possível passar pelo pós-operatório com muito mais tranquilidade e evitando problemas como garganta inflamada, dores de cabeça e sangramento na boca.

Extrair o siso é algo que costuma causar medo em muitas pessoas (Foto: Divulgação)

Popularmente conhecido como dente do siso (ou do juízo), o terceiro molar é o último dente a nascer, algo que dificulta a tarefa de encontrar espaço para ele na gengiva, e que pode resultar em dentes encavalados.

Quando se faz necessária a cirurgia de extração do siso, o paciente deve tomar uma série de cuidados para evitar o aparecimento de algumas complicações, como infecção e fortes dores.

Siso: quando remover

Dente do siso: mitos e verdades

Cuidados que você deve ter após extrair o dente siso

Tomando os remédios indicados pelo dentista, a recuperação será muito mais rápida (Foto: Divulgação)

Para que você se recupere o mais rápido possível da cirurgia e possa voltar normalmente às atividades cotidianas, deve seguir alguns cuidados após extrair o dente siso, que incluem:

– Seguir rigorosamente todas as prescrições do cirurgião dentista, tomando os remédios (antibióticos, anti-inflamatórios, antipiréticos, etc) nas quantidades indicadas e nos horários previamente marcados.

– Evitar fumar (até a retirada dos pontos), pois as substâncias tóxicas presentes no cigarro podem aumentar as chances de inflamação ou infecção, ao entrarem em contato com a cicatriz da cirurgia.

– Não consumir bebidas alcoólicas, pois elas podem atrapalhar os efeitos dos remédios que você estará tomando.

– Escove os dentes de forma mais suave nos primeiros dias, mantendo a escova longe do local da extração. Evite fazer bochechos, para não forçar os pontos, e só use enxaguante bucal se o dentista recomendar.

É preciso ter muito cuidado na hora de escovar os dentes, nos primeiros dias após a cirurgia (Foto: Divulgação)

– Evite ingerir alimentos quentes nos primeiros dias. Além disso, dê preferência às dietas pastosa e líquida, pois mastigar também pode complicar a situação.

Continuar Lendo  Livre-se das pontas duplas como Bruna Marquezine

– Sorvetes, sucos naturais e sopas são boas opções para incluir na alimentação, após tirar o siso.

– Use compressas frias para aliviar o inchaço.

– Mantenha repouso.

– Compareça ao dentista na data marcada para a retirada dos pontos.

Dica importante

As compressas frias podem ajudar a aliviar dores e inchaços (Foto: Divulgação)

Além dos cuidados que você ter após a extração do siso, também vale ressaltar que a anestesia usada pelo dentista na cirurgia pode levar a uma paralisia transitória, fenômeno raro e que acontece quando o anestésico atinge um dos nervos responsáveis pela sensibilidade da boca.

Quando isso acontece, é comum que a sensação de formigamento no local dure alguns dias, situação chamada de parestesia. Neste caso, o mais recomendável é voltar ao dentista, para que ele indique o melhor tratamento.

Top