Dicas para combinar cortinas, fotos

As dicas para combinar cortinas, fotos das composições e ideias para decorar prometem ser de grande ajuda para quem não sabe como vestir as…

Por Editorial MDT em 05/09/2014

As dicas para combinar cortinas, fotos das composições e ideias para decorar prometem ser de grande ajuda para quem não sabe como vestir as janelas. O primeiro passo conhecer os principais modelos disponíveis no mercado e planejar a decoração.

Dicas para combinar cortinas, fotos. (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

As cortinas na decoração

As cortinas são consideradas insubstituíveis na decoração. Elas servem para regular a entrada de luz natural nos ambientes internos e também atua no controle da ventilação. Quando as janelas são vestidas com cortinas, os moradores ganham mais privacidade.

Há diferentes modelos de cortinas disponíveis à venda, que se diferencial com relação à cor, tamanho, tecido e tipo de acabamento. Algumas funcionam melhor em ambientes contemporâneos, já outras foram feitas para completar uma decoração clássica.

Na hora de planejar a decoração com cortinas, é importante saber o tamanho exato da largura da janela. Acrescente a essa medida 40 cm, evitando assim que a claridade entre pelas laterais. Se o tecido for encorpado, como algodão, brim, linho, sarja ou jacquard, multiplique esse número por dois. A altura fica a seu critério.

Saiba mais: Truques de decoração com cortinas

Cortinas elegantes decoram o ambiente. (Foto: Divulgação)

O grande desafio na hora de decorar está em como combinar as cortinas com outros elementos que integram o ambiente, como é o caso do sofá, do tapete e da roupa de cama. É importante tomar muito cuidado para o ambiente não acabar ficando cafona ou com o visual cansativo.

Você está procurando dicas para combinar cortinas, fotos inspiradoras e vídeos com orientações de profissionais? Então confira:

Combinações com cortinas

• Quando se trata de combinações na hora de decorar, é muito importante valorizar os princípios de equilíbrio e harmonia. Este cuidado ajuda a não poluir o ambiente decorado.

Se você deseja ter mais liberdade para escolher o mobiliário da casa, então escolha por cortinas confeccionadas com tecidos neutros, como o branco ou cru.

Cortinas estampadas com tapete estampado: Não pode! (Foto: Divulgação)

• Na sala, a cortina estampada só é bem-vinda se o estofado do sofá for liso, bem como o tapete. Por outro lado, se a cortina é lisa, então o morador tem mais liberdade para usar móveis e acessórios estampados na decoração.

• Se o local possui janelas de altura e tamanhos diversificados, a indicação é padronizar o tamanho da cortina, assim como a cor do tecido.  Dessa forma a decoração fica mais organizada.

• Adotar persianas em algumas janelas e cortinas em outras, fica esteticamente feio. Isso deixa o lugar com cara de ‘show-room’. Siga um padrão para não pecar nesse quesito.

Assista ao vídeo abaixo e aprenda a combinar a cortina com o restante da decoração:

Dicas para combinar cortinas, fotos

Veja uma seleção de fotos de cortinas e ideias de combinações:

Depois de conferir dicas para combinar cortinas, fotos e ideias de decoração, transforme o visual da sua casa apostado neste acessório.

 

Top