Truques de decoração com cortinas

As cortinas são poderosas na decoração da casa, afinal, elas embelezam os espaços e ainda contribuem com a funcionalidade das áreas. Entretanto, antes de…

Cortinas claras e leves melhoram a entrada de luz.

As cortinas são poderosas na decoração da casa, afinal, elas embelezam os espaços e ainda contribuem com a funcionalidade das áreas. Entretanto, antes de comprar as peças, vale experimentar diferentes combinações e conhecer alguns truques para explorar os efeitos das cortinas.

Do ponto de vista estético, as cortinas são capazes de deixar a casa com um visual mais sofisticado, vestindo as janelas com delicadeza e personalidade. Numa divisão afetada pela monotonia, as peças conseguem inserir movimento, cores, estampas e outros recursos.

O papel funcional da cortina é atribuído a sua capacidade de controlar a entrada de luz natural, garantindo assim uma sensação agradável dentro de casa. As peças também demonstram papel importante ao privatizar os ambientes, impedindo que alguém de veja o que acontece com os moradores nos momentos mais íntimos.

Saiba mais: Aprenda a escolher a cortina ideal para cada ambiente

A escolha do modelo de cortina ideal costuma representar um desafio para muitos moradores, pois há uma variedade de opções nas lojas. Para definir o acessório, é necessário considerar alguns fatores, como tipo de tecido, forma de instalação e acabamento. Existem outros pontos influentes na escolha, como o estilo da decoração, o cômodo que vai receber a peça e a combinação com os outros elementos.

Para usar as cortinas da melhor forma na sua casa e explorar todos os benefícios que elas oferecem, confira a seguir alguns truques infalíveis de decoração.

1. Cortinas que aquecem

As cortinas pesadas e com sobreposições aquecem o ambiente.

As cortinas são capazes de aumentar a sensação de conforto dentro de casa, sobretudo durante o inverno. Os modelos pesados e com sobreposições são perfeitos para vestir as janelas durante a estação mais fria do ano, contribuindo desta maneira com o isolamento térmico.

2. Cortinas que iluminam
Para otimizar a entrada de luz em casa, procure usar uma cortina confeccionada com tecido leve, claro e simples. Estas características estéticas farão com que a claridade do dia reine nos cômodos íntimos e de convivência.

3. Cortinas que ampliam
Quando bem escolhidas e usadas, as cortinas são capazes de contribuir com a sensação de amplitude. Para que o ambiente pareça maior do que ele realmente é, prefira o uso de cortinas neutras e claras. O branco é sempre a melhor opção para quem está em dúvida, pois ele funciona como ampliador dos cômodos, favorecendo ainda a sensação de limpeza e também aumentando o frescor dentro de casa.

4. Cortinas que escurecem

Cortinas blackout no quarto de casal.

Caso a intenção seja criar um ambiente aconchegante, charmoso e ideal para assistir TV ou dormir, então vale apostar nas cortinas que escurecem os ambientes. Estas peças possuem design estratégico para bloquear a luz, como por exemplo, o modelo blackout.

5. Cortinas que enobrecem
Numa decoração elegante e clássica, as cortinas compridas, volumosas e com caimento bonito não podem faltar.

Veja também: Decoração com cortinas e persianas

Top