Como lidar com uma criança hiperativa?

Hoje em dia, muitas crianças têm dificuldades para pararem quietas. Portanto, várias delas acabam sendo diagnosticadas como hiperativas, ou seja, são muito ativas. No…

Hoje em dia, muitas crianças têm dificuldades para pararem quietas. Portanto, várias delas acabam sendo diagnosticadas como hiperativas, ou seja, são muito ativas. No entanto, para que uma criança seja hiperativa, ela deve ser diagnosticada como tal por um psiquiatra. Então, se esse for o caso do seu filho ou filha, saiba como lidar com uma criança hiperativa.

A criança hiperativa tem dificuldade de concentração porque ela foca a sua atenção em várias coisas ao mesmo tempo. Por isso, você terá que repetir as instruções diversas vezes, mas com paciência, pois se você se alterar e começar a gritar com ela, tudo pode piorar, já que ela é agitada por natureza. Portanto, mantenha a calma e seja bastante carinhosa com essa criança que precisa de cuidados especiais.

Do mesmo modo, estabeleça limites. Ou seja, seja firme, mas, ao mesmo tempo, paciente para saber dizer “não” quando achar necessário. Assim, a criança saberá quais são os seus limites, não os ultrapassando. Portanto, nunca abra mão das suas opiniões, pois se ela encontrar uma “brecha” de como fazer com que você acate as suas vontades, a situação ficará sem controle.

Sempre que ela fizer algo certo, elogie-a com grande intensidade para que ela se sinta mais segura e capaz de repetir a ação. Com o tempo, ela vai se condicionando a fazer tudo o que você lhe explicou e não terá problemas em lugar nenhum.

O quarto dessa criança não pode conter muitas informações, caso contrário, ela não conseguirá se concentrar em nada. Por isso, bichos de pelúcia e quadros na parede estão completamente fora de cogitação. Quanto menos informações houver no seu quarto, melhor será a sua concentração em algo, como a tarefa de casa, por exemplo.

Continuar Lendo  Cardigãs inverno 2013: modelos, dicas

Com os brinquedos, é a mesma coisa. Como ela não consegue se concentrar por muito tempo em algo, deixe apenas poucos brinquedos à sua disposição, porque senão, ela vai espalhar todos pelo chão e não brincará com nenhum. O melhor a fazer é dar um brinquedo de cada vez, para que ela brinque com cada um deles até a exaustão.

Geralmente, as crianças hiperativas têm problemas com a coordenação motora. Sendo assim, a sua casa deve ser livre de objetos de porcelana, louça ou vidro, porque certamente alguns deles serão quebrados pelos hiperativos. Por isso, tenha copos e pratos de plástico para que elas não se machuquem.

Para lidar com uma criança hiperativa é preciso ter muita paciência, devido as dificuldades de concentração. Sendo assim, não se apavore e cuide com carinho se os seus filhos forem portadores desse distúrbio, pois somente assim eles serão adultos mais controlados e seguros.

Top