Como aumentar as chances de engravidar

Infelizmente, muitas mulheres estão tentando engravidar há tempos, porém sem sucesso. Para que ocorra a fecundação é preciso muitos detalhes. No intuito de auxiliarmos…

Infelizmente, muitas mulheres estão tentando engravidar há tempos, porém sem sucesso. Para que ocorra a fecundação é preciso muitos detalhes. No intuito de auxiliarmos as mulheres que buscam esse objetivo, separamos algumas dicas de como aumentar as chances de engravidar.

Engravidar não é um processo tão simples quanto pode parecer

Conhecer a época da ovulação é essencial

Para que ocorra a concepção, é fundamental que a mulher saiba em qual época ocorrerá sua ovulação. Na maioria das mulheres, ela acontece 14 dias depois do primeiro dia da menstruação. Durante essa fase, o óvulo é liberado pelos ovários, sendo o momento certo para que a fertilização ocorra. Assim, para aumentar as chances de gravidez, a mulher precisará conhecer bem seu ciclo menstrual.

Suspenda o uso de contraceptivos

Obviamente, se a mulher deseja engravidar, ela deverá cessar o uso de contraceptivos, seja ele oral ou não. Em alguns casos, o corpo da mulher pode levar certo tempo para que a ovulação volte a ocorrer de maneira adequada. Portanto, é indispensável procurar uma orientação médica quanto ao período exato de readaptação dos ciclos ovulatórios para cada medicamento.

Uma vida saudável é primordial

A mulher que deseja engravidar precisará manter uma vida saudável, ou seja, a futura gestante deverá:

  • Ter um controle de peso adequado;
  • Praticar atividade física;
  • Evitar o estresse diário.

O hábito de fumar prejudica as mulheres que desejam engravidar.

O tabaco é um inimigo

Além das diversas consequências maléficas que o tabagismo pode trazer ao organismo, foi constatado que o tabaco altera a composição do muco cervical. Como resultado, tem-se uma maior dificuldade em ocorrer a fecundação. Outro ponto negativo, é que o fumo afeta a qualidade e a contagem dos espermas masculinos, o que dificulta ainda mais a fecundação.

Leia Também:  Maquiagem dourada para o inverno 2014: passo a passo

Acompanhar a alteração de temperatura corporal

Estudos revelaram que, conforme a evolução do ciclo menstrual, a temperatura corporal da mulher se altera. Por isso, ter um controle em relação à temperatura corporal pode ser um grande aliado para as mulheres que desejam engravidar. A avaliação deverá ser feita com a mulher em repouso, devendo ser medida com um termômetro de mercúrio. Em geral, quando a mulher encontra-se no período fértil, ocorre um aumento de temperatura entre 0,3 a 0,85 C, em relação à temperatura basal da paciente.

A avaliação do muco cervical também pode ajudar

Acompanhar as alterações no muco cervical pode colaborar em descobrir quando a mulher está no período fértil. No início do ciclo menstrual, o muco é escasso, espesso e mais denso. Porém, quando a ovulação se aproxima, ele se torna mais escorregadio e abundante, semelhante a uma clara de ovo.

Entre as mulheres que desejam engravidar, o uso de contraceptivos deve ser abolido.

Engravidar não é um processo tão simples quanto pode parecer. É preciso conhecer a época exata que ocorre a ovulação, para que ela aconteça. Além do mais, o corpo da mulher deve estar sendo preparado para a futura concepção, e por isso é preciso ter uma atenção redobrada.

Top