Dor no nervo ciático, o que fazer

PUBLICIDADE

Uma queixa muito comum na população geral é a dor no nervo ciático. Dependendo da gravidade, esse quadro álgico pode proporcionar grandes limitações à vida do indivíduo, impedindo que ele consiga desenvolver as atividades rotineiras. Saiba o que fazer com a dor no nervo ciático.

A dor no nervo ciático acomete muitos indivíduos em nosso meio. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a dor no nervo ciático

A dor no nervo ciático é caracterizada por um desconforto que se propaga ao longo do trajeto do nervo. Em geral, ela é gerada por algum problema que acomete a coluna lombar.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, possuindo o diâmetro aproximado de um dedo. Suas fibras tem início na quarta e quinta vértebras lombares (L4 e L5), estendendo-se verticalmente até a parte posterior da coxa, atrás do joelho, atingindo a região plantar dos pés. Qualquer doença que possa causar compressão nesse nervo, leva ao aparecimento da dor.

PUBLICIDADE

Apresentação clínica da dor do nervo ciático

O quadro clínico da dor do nervo ciático costuma afetar apenas um lado do corpo. Em geral, o desconforto álgico costuma ser sutil, de início súbito e com característica em queimação ou acompanhada por choques intermitentes. A dor tem início nas nádegas e se prolonga em direção a parte posterior das coxas e pernas. Nos casos mais graves, o desconforto pode atingir a região plantar dos pés.

Saiba o que fazer diante da dor do nervo ciático. (Foto: divulgação)

Algumas causas relacionadas a dor no nervo ciático

A principal causa da dor no nervo ciático é a compressão do nervo. São diversas as causas que estão envolvidas nesse mecanismo. Conheça alguns exemplos:

  • Hérnia de disco;
  • Doença degenerativa de disco;
  • Estenose da coluna lombar;
  • Espondilolistese do istmo;
  • Tumores da coluna;
  • Infecção.

Realizando o diagnóstico do problema

Diante da dor no nervo ciático, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista. Através da avaliação, o médico realizará o exame físico adequado e solicitará exames complementares. Com os resultados, o profissional avaliará a origem do problema e dará início ao tratamento adequado. Vale ressaltar que cada caso receberá um tratamento específico, podendo esse variar do uso de medicamentos para alívio da dor do nervo ciático, até mesmo a realização de procedimentos cirúrgicos.

O nervo ciático se estende desde o glúteo até a região plantar dos pés. (Foto: divulgação)

A dor do nervo ciático pode ser muito limitante, dependendo da gravidade do problema. São diversas as causas envolvidas nessa patologia tão comum. Por isso, é muito importante que o indivíduo que sofre com o quadro clínico, busque a orientação de um especialista, de modo a diagnosticar e tratar a dor do nervo ciático de forma adequada.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.