segunda-feira, 28 de novembro de 2022 - 28/11/2022 21:42:22
MundodasTribos

Uma queixa muito comum na população geral é a dor no nervo ciático. Dependendo da gravidade, esse quadro álgico pode proporcionar grandes limitações à vida do indivíduo, impedindo que ele consiga desenvolver as atividades rotineiras. Saiba o que fazer com a dor no nervo ciático.

A dor no nervo ciático acomete muitos indivíduos em nosso meio. (Foto: divulgação)

O que este artigo aborda:

Conhecendo mais sobre a dor no nervo ciático

A dor no nervo ciático é caracterizada por um desconforto que se propaga ao longo do trajeto do nervo. Em geral, ela é gerada por algum problema que acomete a coluna lombar.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, possuindo o diâmetro aproximado de um dedo. Suas fibras tem início na quarta e quinta vértebras lombares (L4 e L5), estendendo-se verticalmente até a parte posterior da coxa, atrás do joelho, atingindo a região plantar dos pés. Qualquer doença que possa causar compressão nesse nervo, leva ao aparecimento da dor.

Apresentação clínica da dor do nervo ciático

O quadro clínico da dor do nervo ciático costuma afetar apenas um lado do corpo. Em geral, o desconforto álgico costuma ser sutil, de início súbito e com característica em queimação ou acompanhada por choques intermitentes. A dor tem início nas nádegas e se prolonga em direção a parte posterior das coxas e pernas. Nos casos mais graves, o desconforto pode atingir a região plantar dos pés.

Saiba o que fazer diante da dor do nervo ciático. (Foto: divulgação)

Algumas causas relacionadas a dor no nervo ciático

A principal causa da dor no nervo ciático é a compressão do nervo. São diversas as causas que estão envolvidas nesse mecanismo. Conheça alguns exemplos:

  • Hérnia de disco;
  • Doença degenerativa de disco;
  • Estenose da coluna lombar;
  • Espondilolistese do istmo;
  • Tumores da coluna;
  • Infecção.

Realizando o diagnóstico do problema

Diante da dor no nervo ciático, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista. Através da avaliação, o médico realizará o exame físico adequado e solicitará exames complementares. Com os resultados, o profissional avaliará a origem do problema e dará início ao tratamento adequado. Vale ressaltar que cada caso receberá um tratamento específico, podendo esse variar do uso de medicamentos para alívio da dor do nervo ciático, até mesmo a realização de procedimentos cirúrgicos.

O nervo ciático se estende desde o glúteo até a região plantar dos pés. (Foto: divulgação)

A dor do nervo ciático pode ser muito limitante, dependendo da gravidade do problema. São diversas as causas envolvidas nessa patologia tão comum. Por isso, é muito importante que o indivíduo que sofre com o quadro clínico, busque a orientação de um especialista, de modo a diagnosticar e tratar a dor do nervo ciático de forma adequada.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Spoleto e Bunge Promovem Dia do Verde e Alimentação Saudável

Spoleto e Bunge Promovem Dia do Verde e Alimentação Saudável

Viagem para Cuba Havana

Viagem para Cuba Havana

Lentes de Contato Acuvue Preço, Onde Comprar

Lentes de Contato Acuvue Preço, Onde Comprar

Vôos Para Uberlândia

Vôos Para Uberlândia

Pacotes Viagens Para Ilhéus 2016 Bahia Carnaval 2016

Pacotes Viagens Para Ilhéus 2016 Bahia Carnaval 2016

Bolo de laranja com cobertura de chocolate

Bolo de laranja com cobertura de chocolate