Você já deve ter visto ele, mas você sabe como aplicar piso vinilíco em casa? Esse tipo de acabamento vem sendo muito usado por ser uma solução simples, prática e muito moderna.
Como aplicar piso vinílico em casa. (Imagem: Divulgação)
Como aplicar piso vinílico em casa
Além de representarem a modernidade e conforto como alguns dos destaques do piso vinílico, o revestimento é conhecido por ser muito resistente, é térmico e, por isso, mantém as temperaturas agradáveis nos ambientes.
Outras vantagens do revestimento que podemos destacar são a alta durabilidade, a fácil limpeza, além dos fatos de ser antialérgico e macio. Mais um grande benefício do piso vinílico é a instalação por ser rápida e fácil justamente pelo fato de a peça ser vendida com sistemas de cola, click ou autoadesivos. Sendo ecologicamente correto, o piso pode ser aplicado diretamente no contrapiso cimentado ou na cerâmica.
Quais são os procedimentos?
O procedimento de instalação do piso de vinilíco é simples, mas é preciso seguir algumas orientações. (Imagem: Divulgação)
Vamos começar por eles. Antes da instalação um cuidado com o local deve ser tomado. O contrapiso onde o vinil será aplicado deverá estar seco, firme, nivelado e possuir baixa porosidade. Uma massa niveladora feita de cimento e cola PVA pode preparar a superfície para receber o revestimento.
Para o caso do contrapiso já tiver recebido um piso vinílico e a intenção for trocar, recomenda-se que a cola preta seja removida com uma espátula ou lixa grossa. Produtos derivados do petróleo não são recomendados nesse processo de remoção.
Posso aplicar o piso sobre um revestimento?
A resposta é sim! Os pisos de vinil podem ser aplicados sobre outros revestimentos. A madeira entretanto não é muito recomendada pela possibilidade de empenar com o tempo. Cerâmicas e porcelanatos são mais fáceis de receberem o piso de vinil. A massa niveladora deve ser aplicada para que juntas e imperfeições não fiquem aparentes. No caso do contrapiso ser de cimento queimado, é preciso fazer um processo de ancoragem, onde sulcos são feitos no chão.
É importante perceber também que o revestimento original não fica preservado. Existem poucas opções no mercado que não necessitam de cola, que usam um sistema de réguas vinílicas com encaixe macho fêmea.
Como é feita a instalação?
O resultado é muito satisfatório e pode ser a solução em termos de custo benefício. (Imagem: Divulgação)
Vamos lá. A instalação depende muito do modelo do piso, que varia em régua ou placa, e do tipo de aplicação, em clique ou cola. A aplicacão em clique é mais interessante, já que permite o reaproveitamento do piso em outros ambientes e agiliza o processo.
A seguir, seguem os passos de aplicação de acordo com a Leroy Merlin.
- Escolha o local da instalação
As réguas devem ser instaladas paralelamente à parede de maior largura do cômodo. Comece a instalação no local mais visível do ambiente, de modo que as últimas réguas fiquem em um local de pouca visibilidade.
- Remova o papel de proteção
Remova o papel de proteção que cobre a parte adesiva da 1ª régua.
- Instale no sentido longitudinal
Com a 1ª régua bem rente à parede, pressione para fixar no chão. Repita o procedimento até terminar a fileira.
- Finalize a 1ª fileira
A última régua da fileira deverá receber ajuste no comprimento. Corte-a com o lado decorativo para baixo, para evitar danos causados pelo estilete. A parte cortada ficará voltada para a parede.
- Instale no sentido transversal
Comece a 2° fileira utilizando uma régua cortada pela metade, para que a emenda fique alinhada no meio da régua da fileira anterior.
- Fixe as réguas
Com as réguas bem rentes às da 1ª fileira, fixe-as pressionando contra o chão. Faça a 3° fileira como a 1°, e a 4° como a 2°, alternadamente até completar a instalação.
- Instale a última fileira
É possível que você precise ajustar a largura das réguas. Alinhe uma régua de acordo com a anterior. Depois, coloque por cima outra régua e arraste até a parede. A largura que sobrar da primeira régua será a ideal para completar a instalação. Corte com o estilete.
- Finalize
Fixe os rodapés na parede com cola e pregos sem cabeça.
Como fazer a limpeza de piso de PVC?
A limpeza é muito simples, o ideal é que seja feito com pano úmido. (Imagem: Divulgação)
Podemos dizer que a limpeza não será problema. A primeira limpeza deve ser feita após cinco dias da instalação, para garantir que o piso já está firme e foi instalado corretamente. Após este período, você pode realizar a limpeza com uma vassoura ou pano úmido com detergente neutro. Evite utilizar saponáceos, solventes, produtos químicos abrasivos e palha de aço. O mais importante é não molhar demais o piso, para não enfraquecer a cola. Molhou, secou. Texturas mais lisas tendem a acumular menos sujeira nas ranhuras. Tenha isso em mente quando for escolher seu piso de PVC.